[SP-pm] Contato com /Los/ /Hermanos/?

breno breno at rio.pm.org
Tue Jul 8 11:49:01 PDT 2008

2008/7/7 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:

> Bom, talvez isso seja um bom motivo para a gente dar uma forcinha... que
> tal nos inscrevermos em massa nas listas deles e começar a ajudar a
> responder perguntas? :) Alguém tem alguma outra idéia sobre como
> estreitar os laços?

Muitas das notícias que li são informativos ou mensagens soltas. Desde
maio, quando entrei na CaFe, houve apenas duas perguntas.

> Hum... O que você precisa está na página do www.pm.org:
>
> Cristian Vasquez Diaz <cristian at codigolibre.cl> - Santiago.pm
> Roger Armoa <rogerarmoa at yahoo.com> - Paraguay / Terere.pm
>
> Se o pessoal não te responder, e não houver atividade nas listas por um
> tempo razoável, me deixa saber, que eu peço para alguém do PM.org tentar
> entrar em contato.

Não consegui contato até agora e pelo visto nem o Dave Cross, já que
Santiago e Terere estão na lista de grupos omissos ao censo:
http://dave.org.uk/missing/

Aliás, meio off-topic, mas vc sabe do Izut? PortoAlegre.PM ainda está
nessa mesma lista...

> Isso seria fantástico. Acho que a comunidade Brasileira já está grande e
> madura o bastante para a gente começar a ter negócios fora do país ;) te
> desejo boa sorte, e coloco a minha agenda de endereços à tua disposição. Os
> meus contatos são os seus contatos.

Obrigado! Estou bastante enrolado no momento mas mês que vêm farei uma
apresentação off-line a respeito do YAPC::SA::2009 e conto com sua
opinião, comentário e participação (não só sua, mas de todos, diga-se
de passagem)

> Será que você pode elaborar mais isso? Onde você quer chegar?

Ok! (achei que nunca ia perguntar :-D)

Possuimos hoje um grande número de falantes de língua portuguesa no
mundo. Com mais de 215 milhões de falantes nativos, somos a sexta
língua mais falada no mundo, terceira no mundo ocidental. Temos fortes
comunidades (como Rio, SP, Cascavel, Lisboa) e pessoas de expressão no
mundo Perl que são falantes nativos de português (como Alberto Simões,
Flávio Glock e José Castro). Na análise do censo Perl de 2005, Dave
Cross ressaltou com orgulho a grande quantidade de troca de
informações (mensagens, encontros) entre comunidades falantes de
Português (ele conclui com "let's all learn portuguese!" se não me
falha a memória).

No entanto, talvez por regionalismos, desinteresse injustificado ou
puro desconhecimento das partes (ou algum outro problema que não fui
capaz de identificar nessa avaliação inicial), vejo pouca integração
entre essas comunidades. A grande maioria dos brasileiros que estão
nas listas de Portugal são porque trabalham na Europa - ou pelo menos
essa é a sensação que tive. E não me recordo de cabeça de nenhum
português que participe de lista Perl brasileira (certamente há). Acho
importante esse tipo de integração, traz força para as comunidades -
mais do que uma colaboração em inglês ou espanhol (por exemplo) em
listas onde a esmagadora maioria fala Perl e Português - e uma troca
cultural que acredito ser bastante interessante!

Além disso, outros países falantes de língua portuguesa podem se
beneficiar de um trabalho conjunto de evangelização e suporte na
formação de comunidades Perl em suas cidades/regiões em diferentes
partes do mundo. Fora Brasil e Portugal, o único país de língua
portuguesa com grupo oficial é Angola, e ainda assim o grupo não
respondeu ao censo, provavelmente abandonado. Talvez, com a ajuda da
comunidade falante de língua portuguesa, isso não acontecesse. Não
sei.

Enfim, são só idéias. Fiquem à vontade para comentar a respeito tanto
da integração da lingua portuguesa quanto da América Latina, que como
mencionei antes também é essencial (e logo aqui do lado)!

Mas isso é só oportunidade. "Precisamos", "devemos", "essencial",
"importante", "legal"... Se a maioria de fato concorda com os
argumentos, agora é hora de pensarmos em como atacar a questão.

Pretendo reunir idéias/informações/comentários/críticas e apresentar
um plano de ação que melhor atenda toda a comunidade mês que vêm.
Conto com todos vocês!

[]s

-b