[SP-pm] [OT] Ports no CentOS? [Was: Performance 5.6.1 vs 5.8.0]

Sexta Junho 20 13:39:09 PDT 2008

De: saopaulo-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: saopaulo-pm em mail.pm.org
Cópia:
Data: Thu, 19 Jun 2008 14:08:41 -0300
Assunto: Re: [SP-pm] [OT] Ports no CentOS? [Was: Performance 5.6.1 vs 5.8.0]

> Geralmente eu deixava os pacotes compilando em horários não produtivos
> (noite, fim de semana). E você geralmente instala em um servidor e
> redistribui pros outros, não precisa recompilar em cada um deles.

Me lembro dessa época também, isso durou até um certo 'Troll' me apresentar o Debian e coisas bacanas como
aptitude, apt-get etc... E olha que era um doente por Slackware..

> Eu gosto não porque "oh meu deus ganho de performance", mas porque
> acho que o portage resolve dependências como ninguém e a árvore dele
> costuma ser muito boa. Lançam algo num dia, você vai olhar e tem lá.
> Mas muita gente foi nessa onda "uauu ganho de performance tudo
> compiladooo" e se decepcionou pacas. E você perde espaço em disco
> pacas, principalmente se mandar um -O3 - binários gigantes. Recomendo
> um -O2 modesto, a diferença não costuma compensar (a menos que você
> tenha terabytes sobrando e muita paciência).

Tive uma experiência parecida desse tipo alguns anos atrás, quando trabalhava com FreeBSD e comecei a ter
problemas de espaço por causa do PORTS. Mesmo assim, achei 'conveniente' obter pacotes compilados e com a mesma
facilidade de um apt-get, resolvendo dependências e tirando o peso da preocupação de administrar essas coisas.
Embora eu levasse em consideração o fato dos pacotes serem compilados, nunca tive isso como 'atrativo
principal', eu gostava simplesmente de ter tudo numa estrutura de diretórios legível, padronizada e sem
'burocracias'... Mas voltando, como você disse, equilíbrio é importante, ainda mais se os recursos financeiros
são limitados... ;)

> Enfim, eu GOSTO de Gentoo. Mas sou do tipo "aprecie com moderação".
> Uso desde o RC da versão 1.4 e acho que conheço o suficiente para
> saber deixá-lo bom para um servidor.
>
> Mas aqui no trabalho, uso Ubuntu ;)

Amém! Também trabalho com Ubuntu, uso a mesma instalação a quase um ano, e nunca tive problema algum, fora os
problemas de 'pecinha'... rsrsrs!!!

Cheers!

--
André Garcia Carneiro