[SP-pm] [OT] Ports no CentOS? [Was: Performance 5.6.1 vs 5.8.0]

Quinta Junho 19 08:55:12 PDT 2008

Renata Rocha wrote:
> Tem gente que acha que Gentoo é coisa de ricer. Vou dizer que em anos
> de comunidade Gentoo, vi bastante ricer sim (aee kuais as cfagzzz ki
> eu uso pra minha makinaaa vuarrrr huahuahuahuaaa), mas tem muita
> gente com noção também. Mas como tudo nessa vida, os ricers queimaram
> muito o filme da distro.
>
> Já dei palestra sobre cflag falando que não adianta usar uma tonelada
>  delas, que isso vai fazer seu programa dar pau e, no fim das contas,
>  já dizia a vogue, "menos é mais". Mas não sei se adiantou muito.

Renata,

Menos continua mais. Mas em termos de cflags, o problema é saber a
medida exata. ;) Ainda mais para suportar as magias arcanas que
implementam o interpretador Perl.

Sobre o gentoo, tudo o que eu posso dizer é que as empresas não acham
que o ganho de performance vale à pena. Eu mesmo não acho: se uma build
genérico me dá 75% da performance que eu teria com um build 100%
especializado para a minha máquina, o tempo e a energia que eu vou
investir para obter 100% de rendimento vão sair mais caros... muita
gente usa pacotes apenas pela conveniência de não ter de esperar pelo
processo de compilação em cada máquina antes de usar os programas, o que
eu também acho um motivo razoável.

Quer dizer: é uma ótima experiência, e demonstra uma coisa muito
importante, que é que se pode construir todo o software para um
computador partindo de quase nada. Mas isso não quer dizer que todo
mundo deve fazer assim... ;) há casos e casos.

Putamplexos!