[SP-pm] Este Silêncio Me Assusta...

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Terça Junho 17 11:02:51 PDT 2008

Eu estive num cliente que tem uma equipe de uns 50 "profissionais" de
informática, com um orçamento anual na casa das dezenas de milhões de reais.
Pois bem o que vou escrever agora não é uma piada, é muito sério !!

Um destes qualificado profissional ligou desesperado porque ocorreu alguma
coisa no servidor PowerEdge Linux. A descrição do erro era simplesmente
'Trava numa tela do Linux' e claro 'ninguém havia feito nada, aconteceu
sozinho'.

Toco eu para o cliente e chegando lá percebí que o problema era de disco, e
que a 'tela do Linux' era nada mais do quê o firmware da controladora de
disco dizendo : "O palhaço, o RAID 0 está com problema e não posso
prosseguir, dá para você fazer alguma coisa ?".

Pensei, o negócio é simples (veja bem, não dou suporte de hardware e sim de
Linux, mas já estava lá mesmo) é só tentar colocar o disco em online e
seguir pra frente. Mas por algum motivo que não fazia sentido o disco não
ficava online. Pensei que fosse algum problema com a baia, troquei de baia e
a controladora de disco nem encontrava o disco. Resolvi verificar o disco e
quando não foi a minha surpresa "alguém" havia colocado o disco na gaveta de
maneira errada, de maneira invertida. Então onde deveria ter um conector
scsi havia apenas a frente do disco, e vice-versa.

Então o 'ninguém havia feito nada, aconteceu sozinho' transformou em : "Uê,
tem lado correto de colocar o disco na gaveta ?".

O esperto havia removido o disco para fazer algo que não está claro e ainda
colocou de maneira errada. É mole !!!!

Ahhh só tomando um bom vinho para compensar estas coisas :) !!!

Solli M. Honório