[SP-pm] Desculpa a lista

Alexei Znamensky russoz em gmail.com
Terça Junho 10 14:19:32 PDT 2008

Daniel,

O shift com um array você já entendeu, certo? Então, três informações
adicionais:

   1. O shift sem um argumento vai usar o array "default", @_, que, no corpo
   de código principal vai conter os parâmetros passados ao seu script, no
   corpo de uma função vai conter os parâmetros passados à função, e no corpo
   do Exú-Caolho vai conter a lista de mandingas ofertadas.
   2. O shift (array explícito ou no default, tanto faz) vai retornar como
   valor o primeiro item da lista, aquele que foi removido da mesma. Ou seja, o
   trecho:

   $item = shift;

   Remove o primeiro item do array default e o atribui ao scalar $item.
   3. Diretamente da man page perlfunc(1):

          shift ARRAY
          shift   Shifts the first value of the array off and returns it,
   shortâ€
                  ening the array by 1 and moving everything down.  If there
   are
                  no elements in the array, returns the undefined value.  If
                  ARRAY is omitted, shifts the @_ array within the lexical
   scope
                  of subroutines and formats, and the @ARGV array at file
   scopes
                  or within the lexical scopes established by the "eval ''",
                  "BEGIN {}", "INIT {}", "CHECK {}", and "END {}"
   constructs.

                  See also "unshift", "push", and "pop".  "shift" and
   "unshift"
                  do the same thing to the left end of an array that "pop"
   and
                  "push" do to the right end.

   então, RTFM :-)

 []s,
Russo

2008/6/10 Daniel de Oliveira Mantovani <
daniel.oliveira.mantovani em hotmail.com>:

>  Pessoas, queria me desculpar com vocês por atitudes imaturas.
> Sei que tenho muito o que aprender, principalmente sobre Perl, e não existe
> lugar melhor para o aprendizado, do que com os Mestres Dobradores de Perl.
> Espero recuperar a elegância natural de um newbie.
> E espero recuperar isso com atitudes e perguntas construtivas.
> Para começar eu não intendi a utilidade do shift quando usado junto à uma
> variável,
> Exemplo:
> $variavel = shift;
> e também não intendi a utilidade do "My"
> [...]

Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]
"Though we live in trying times, we're the ones who have to try"