[SP-pm] Ajuda simples

Daniel de Oliveira Mantovani daniel.oliveira.mantovani em hotmail.com
Segunda Junho 9 10:04:32 PDT 2008

Olha a maior prova;
"Pô, voce postou ontem mesmo algo sobre engenharia social, mas na boa, o seu skill de engenharia social tá muito fraco hein?".
Meu objetivo não era mentir para vocês, eu fui sincero e falei a verdade.
Não vou sub-julgar vocês, mais há uma chanse muito grande, se eu quisesse enganar vocês provavelmente eu teria conseguido.
Concordo que são um bando de Script-Kiddies, mas como tu mesmo disseste "Se eu ficar tempo suficiente na gôndola de DVDs das Americanas, eu também vou achar coisa que preste".
Eu mesmo não sei porque faço o que faço.
Vamos encerrar por aqui quando eu tiver conhecimento suficiente para montar meus exploits, nós voltamos a falar sobre isso Ok ?

Date: Mon, 9 Jun 2008 13:21:31 -0300
From: russoz em gmail.com
To: saopaulo-pm em mail.pm.org
Subject: Re: [SP-pm] Ajuda simples

Daniel,

Eu fui lá no fórum e também no milw0rm, e claro que tem coisa que presta. Se eu ficar tempo suficiente na gôndola de DVDs das Americanas, eu também vou achar coisa que preste. Mas isso não é o ponto.

Muito interessante você colocar essa parte do aprender para se defender, e sobre o caráter da pessoa. Por outro lado, é preciso ter um pouco de responsabilidade. Se você acha que a outra pessoa vai usar o conhecimento para fazer cagada, você ensina mesmo assim? Claro, eu não te conheço, não tenho propriedade para fazer um julgamento mental sobre você, eu realmente não sei se você vai fazer cagada ou não. Não sei. Mas, como diria o Sr. Pimpolho, meu você não tá se ajudando.

O mundo é cão, e um monte de gente faz um monte de cagada todos os dias por aí. Disso, todo mundo sabe. Aí, nesse contexto, vem você, que pelo que pude perceber, ninguém da lista conhece, e já chega pedindo para a gente ajudar no script de exploit? E você quer que a gente ache que NÃO é para fazer merda por aí? É óóóóbvio que vamos achar, ou pelo menos desconfiar, isso de um completo desconhecido que participa ativamente num fórum de supostos-hackers. Pô, voce postou ontem mesmo algo sobre engenharia social, mas na boa, o seu skill de engenharia social tá muito fraco hein? Voce sequer tentou ganhar a confiança das pessoas primeiro.

Agora, como eu disse, eu não te conheço. Pode até ser que você, pessoalmente, não faça mais essas coisas. Mas então, pergunto, para que mesmo que você quer ajudar um bando de script-kiddies a fazer merda por aí? O fato de você não fazer mais "defacing" não torna isenta você de responsabilidade sobre o que a molecada mais nova faz, usando o que você ensinou. A verdade é que, para ensinar, você precisa conhecer as pessoas. Colocar coisa em fórum não é ensinar, no sentido mais humano da palavra, é simplesmente transmitir informação. Se você fosse ensinar de verdade, teria de ficar em cima dos caras para não deixar eles fazerem merda, até que eles aprendam essa parte (que é muito mais importante que perl), mas isso requer muito mais esforço que um simples post no fórum. Você fala em perdoar os erros e tal e eu nunca fui ofendido por você, logo não há o que perdoar. Mas um verdadeiro mestre é responsável pelos erros daqueles que ele ensina. Você vai responder pelos erros que forem cometidos usando esse script?

A pergunta é: por quê? Por que eu iria querer ajudar você a alimentar script-kiddies por aí? Ou melhor, por que VOCÊ faz isso?

[]s,
Alexei