[SP-pm] Autenticador Squid em Perl

Sexta Junho 6 13:57:27 PDT 2008

Lucas Mateus wrote:
> Obs.: As informações são garantidas para Squid versão 2.x ainda nao usei
> na versao 3.0, apesar da linguagem ter mudado na versão 3.0 acredito que
> deva ser mantido as Tags.

http://www.squid-cache.org/Versions/v3/3.0/cfgman/auth_param.html
http://www.squid-cache.org/Versions/v2/2.6/cfgman/auth_param.html

Aprensentam o mesmo texto, devem ser a mesma configuração.

Eu estou aprendendo a usar esta coisa, mas a idéia básica é oferecer um
script e uns módulos (com Module::Pluggable, por exemplo), guiados por
um arquivo de configuração.

O sujeito coloca o script na configuração do Squid dele, e os plugins
implementam autenticação de credenciais baseadas na configuração oferecida.

Simples, extensível, fácil de usar e resolve o problema de todo mundo.

As minhas idéias de configuração (e respectivos nomes dos plugins) são:

* Net::Squid::Authentication::Plugin::Userlist
   Implementa autenticação de usuários contra senhas em plain-text
oferecidas pelo arquivo de configuração.

* Net::Squid::Authentication::Plugin::DBI::MySQL

   Implementa autenticação de usuários contra senhas criptografadas com
o esquema de senhas do MySQL numa tabela de uma base de dados indicada
pelo arquivo de configuração

* Net::Squid::Authentication::Plugin::DBI::Pg

   Mesma coisa, suporte a Postgres no lugar de MySQL

* Net::Squid::Authentication::Plugin::LDAP

   Implementa autenticação de usuários contra senhas criptografadas e
armazenadas num LDAP (depende de Net::LDAP).

Sugestões são bem-vindas, desde que com as devidas implementações. ;)
Eu procuro também testers e documentadores.

Putamplexos.