[SP-pm] [OT] Seaside

Sábado Maio 24 08:08:52 PDT 2008

Solli Honorio wrote:
> Randal apresentou no FISL e no ET-Rio o Seaside, um framework para
> desenvolvimento web muito interessante baseado em smalltalk. Estava
> ouvindo o http://www.twit.tv/floss21 e fui pesquisar novamente um
> pouco mais sobre este cara, e encontrei esta apresentação
> (http://cadafalso.deusexmachina.com.br/flash/seaside.html) que dá
> para ter uma idéia do poderio deste framework.

Smalltalk é uma maneira fantástica de compreender e melhorar as tuas
habilidades em Orientação a Objetos.

> Eu acho que vale a pena dar uma olhada e como diz a Thais "o negócio
> faz magia negra".

Não se iluda. "É impossível diferenciar magia de tecnologia
suficientemente avançada" - Isaac Azimov.

> ps.: dêem uma olhada no http://continuity.tlt42.org/ que implementa
> um negócio chamado 'continuously flowing web applications', que estou
>  tentando entender exatamente o quê é isto :) !!!!

Da página, em bom inglês:

     "Continuity is a perl library for building stateful web applications
      in a style similar to that of command line or desktop applications.
      The core library is minimalist in nature, staying out of your way
      much like CGI.pm does. Applications execute as a continuous process
      on the server, providing advantages similar to mod_perl."

Mais uma biblioteca que ajuda a manter uma função Perl rodando num
processo continuamente no servidor.

Do fato de a interface ser minimalística, eu acho que a biblioteca sofre
também dos mesmos problemas que a gente tem com o ModPerl: ausência de
IPC (e consequente impossibilidade de implementação de um Connection
Pool para a base de dados, por exemplo); Também deve ter os mesmos
problemas com persistência de valores que deveriam ser destruídos com a
saída do processo, e eu me arrisco até a sugerir que os mesmos bugs de
Garbage Collector podem estar lá.

Por outro lado, diversidade é do c*r**ho. A gente deveria experimentar e
ver se consegue tirar algum resultado bacana dela.

Putamplexos!