[SP-pm] O Futuro do Perl/CPAN

Lorn lorn.br em gmail.com
Domingo Maio 18 19:47:30 PDT 2008

Artigo muito bom do Perlbuzz.com :

http://perlbuzz.com/2008/05/perl-decentralize-diversify-colonize.html

O Artigo diz uma coisa que o Breno do RJ sempre fala:

   - "Why do we need Getopt::Whatever, we already have Getopt::Long"
   - "Why do we need another templating system?"
   - "Why do we need Jifty/Catalyst/whatever? We already have Maypole."
   - "Why do we need Perlbuzz, we already have use.perl.org?"

Eu concordo, em partes, acho que deveria ser criado um tipo de evolução para
o modulo, deixa eu tentar explicar:

Quando eu comecei a fazer spider em Perl, usava o LWP::UserAgent todo feliz
e "content" , hehe, até que um dia os sites começaram a exigir refer,  para
se fazer o spider precisava-se passar por 3 pontos, x y z só que a cada
ponto que você ia "andando" era necessario dizer "Oi y, aceita meu POST/GET
eu estou vindo do x olha meu refer aqui ... " e assim por diante, depois de
muito tempo o Wendel ( ele está programando em Java agora, mas de vez em
quando lê a lista... ) descobriu que tinha um modulo para se usar junto com
o LWP::UserAgent para fazer isso HTTP::Request::Common :) legal funcionou
Alguns meses depois eu descobri o Mechanize, que baseado nos conceitos lá de
cima ^^^ era uma invenção ""desnecessaria", eu não precisava usar o
HTTP::Request::Common o Mechanize já faz isso por mim,  não preciso me
preocupar com o Cookie, ele detecta automaticamente os forms/actions e eu só
preciso dizer chave => valor e pronto ... enfim
é aí que eu acho que cai a ideia da "evolução" eu ficaria muito "content",
hehe, se ao acessar a pagina do LWP::UserAgent tivesse algum link/referencia
para o Mechanize dizendo "Hey, use o Mechanize ele vai facilitar sua
vida..ele é uma evolução do LWP"
Vale lembrar que a ideia do Mechanize, foi portada para Python, Ruby e até

O que vocês acham? como equilibrar/usar esses modulos todos? Quem aqui nunca
perdeu um tempão fazendo uma coisa, e depois ao comentar com alguém o que
estava fazendo descobriu que tinha um modulo que deixava todo o trabalho
chato pra trás?

PS: Meu email é só sobre uma parte do artigo do PerlBuzz
--
Lindolfo "Lorn" Rodrigues
- www.slackwarezine.com.br