[SP-pm] krav maga

breno breno em rio.pm.org
Quarta Maio 14 20:34:15 PDT 2008

Por isso fiz a relação de kung fu de forma genérica e indiquei minha
predileção ao wing chun como "estilo de kung fu" favorito. Muita gente
acha que "kung fu é kung fu e vice-versa", mas cada escola é única
como o Eden colocou tão bem. Sobre as técnicas de deslocamento,
desequilíbrio e desorientação no kung fu, foi o que quis dizer com "de
forma limitada" (em comparação com o aikido, por exemplo, em que
praticamente todos os movimentos envolvem a manipulação da energia do
oponente contra ele). Não foi uma crítica, pelo contrário, foi apenas
uma constatação. O "limitado" não foi pejorativo, foi genérico em
relação ao somatório de técnicas que o ocidente leigo conhece como
kung fu :-)

Incidentalmente, tem "kung fu" até no nome do Confúcio (em chinês:
孔夫子, em pinyin: Kǒng Fūzǐ, em Wade-Giles: K'ung-fu-tzu). Tá, não é
igual, mas é quase :-P

[]s

-b