[SP-pm] Variavel somente leitura

Terça Abril 29 06:26:39 PDT 2008

Fernando Luizao wrote:
> Desculpa me intrometer na discussão, mas acho que vcs estão
> confundindo conceitos... pelo que eu entendi, vcs estão se referindo
> ao paradigma ESTRUTURADO, e não funcional. Funcional pra mim é LISP
> =P.

Bom, na verdade, a linha que divide "estrutural" (C, perl, pascal) de
"funcional" (lisp, haskel, perl) é apenas o tipo e a quantidade de
"efeitos colaterais que teu código gera, e como acontece passagem de
parâmetros.

Em Lisp, não existem variáveis globais, apenas funções podem ser
referidas a partir de qualquer ponto do código.

Se você se mantiver mais ou menos disciplinado no seu perl
"estruturado", eu vou chamar de estrutural. Mas eu sou apenas um velho
nostálgico que gosta de programar como se fazia nos anos 1960... ;)

Putamplexos!