[SP-pm] [OT] Evento FISL - LONGO

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Terça Abril 22 04:40:01 PDT 2008

2008/4/21 Thais Camilo <thais.camilo em gmail.com>:
> Edeeeeeen trollzinho, pega leve :)
>
> O cara quis explicar o ponto de vista dele, aliás eu até compartilho de
> certa forma. Lembra quando eu mencionei que o número de vagas de Perl (assim
> como C) é minúsculo comparado a outras linguagens como PHP, Java e qualquer
> coisa da M$.? PS: não importa o que é melhor.

Sim, o número de vagas pode ser menor, mas os salários são bem
melhores e a segurança de trabalho é melhor também (por ser difícil
achar pessoas qualificadas, quando encontram alguém, não querem abrir
mão). Não estou sendo troll, estou fazendo o meu dever de Perl Monger
de derrubar alguns mitos sobre a linguagem. O mercado tem pouca vaga
porque não tem profissional qualificado (não especificamente na
linguagem, mas em informática em geral) e tem pouco profissional
porque tem pouca vaga. Alguém tem que quebrar esse ciclo.

> Talvez para você, que trabalhou com bioinformática, um ramo bem
> diferenciado, seja fácil encontrar nego que precise uma linguagem poderosa
> em regex como perl. Agora, para simples mortais como eu, nunca trampei em
> nenhuma empresa fora as que colocam serviços/sites no ar, não se encontra
> programadores perl passeando pelos corredores não.

Não é questão de ser mortal ou não, eu estava na metade da graduação
quando trabalhei com bioinfo fui bolsista e inclusive fui voluntário
por 6 meses.

> Aliás, no iG os líderes
> de projeto que continuam escolhendo perl para cgi são algumas vezes
> criticados, a questão é: "pq não colocar programador PHP para colocar um
> sitezinho no ar?".

Se for um sitezinho a escolha do PHP é melhor sim. Mas se for uma
webapp ou um portal sofisticado, essa escolha vai morder depois.

> Arrumar um programador PHP é fácil e barato, se o programador morrer é só
> abrir o site da APInfo. :D

Eu entendo Thaís, mas um programador morrer não é algo que acontece
rotineiramente. O que acontece é que o programador acaba ficando sem
segurança de trabalho pelo fato de ele ser facilmente substituído.
Isso é bem característico da tendência que as empresas nacionais tem
de explorar os funcionários, tipo "não reclame senão eu te ponho na
rua e entra outro no seu lugar". O ponto onde eu quero chegar é de que
invariavelmente, uma empresa precisa de profissionais "de elite" para
ser competitiva no mercado, obviamente, essas vagas vão ser mais
escassas, porém, elas existem.

> E lembra que a discussão inicial não é se perl é ou não uma boa escolha?
> Estavamos falando sobre nosso comportamento na lista. hehehe

Sim, estavamos discutindo comportamento até que alguém descarregou a
sua frustração com a linguagem na discussão e me fez fazer o mesmo.

--
edenc.vox.com