[SP-pm] Listas de Discussão Separadas para os Newbies - por que não, explicadinho... [Was: Evento FISL ...]

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Segunda Abril 21 12:35:49 PDT 2008

Em 21/04/08, Blabos de Blebe <blabos em gmail.com> escreveu:

> Uma coisa é 'RTFM' outra coisa é 'RTFM [bote aqui a sua fonte preferida]'
>
> RTFM é a maior bosta egocênctrica, egoísta e arrogante que existe.
> Dar a receita de bolo é uma merda formadora de zumbis.

Menos Wesley, não precisa utilizar palavrão e também 'dar a receita de bolo'
não é uma atitude comum desta lista. Até pelo contrário, costumamos se
aprofundar bastante nos assuntos.

Dar um RTFM com fonte, mesmo que seja o resultado de uma
> pesquisa no google, deixa no  ar coisas como:
> 1) Você pode contar com a gente mais vai ter que fazer a sua parte;
> 2) Você poderia ter encontrado isso antes, se procurasse melhor;
> 3) Se vc recebeu essa resposta, precisa estudar mais.

Entre outras.

> Muitas vezes, parafraseando o Solli, quem chega cru na lista,
> ainda não adquiriu a "cultura" necessaria pra se virar sozinho.
>
> Se a gente continuar no RTFM ou na receita de bolo, essas
> pessoas nunca vão adquirir tal cultura.

As vezes RTFM é mais trabalhoso que dar a solução, isto mostra o interesse
das pessoas em ajudar. O RTFM é necessário sim, e faz parte do ensinamento e
cultura. Se  não for assim, esqueça o perldoc, os livros de perl e os
tutoriais, vamos sair pergunto tudo e qualquer coisa.... como eu já disse,
.... menos ....

Pensem num bebê. antes de aprender a correr, ele tem que
> aprender a andar, antes disso, engatinha. Se quando ele nem
> engatinha formos esperar que ele saia correndo, o que vai
> acontecer? Por outro lado, se ficarmos dando em suas mãos
> tudo o que ele deseja, quando ele via sentir necessidade de
> começar a engatinhar?

Meio termo, bom senso. Só isso qu eu peço ao lidarmos com