[SP-pm] Listas de Discussão Separadas para os Newbies - por que não, explicadinho... [Was: Evento FISL ...]

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Segunda Abril 21 08:25:17 PDT 2008

> E por é que temos que assustar os novatos ?  Tenho recebido muitas
> reclamações sobre a maneira como recebemos os novatos e conversado em
> privado com alguns que saíram, e não precisa fazer uma pesquisa muito
> extensa para verificar que estamos exagerando nisto.

Concordo contigo, Solli.

Mas temos que considerar uma coisa: nas listas avançadas, o "RTFM" é
uma resposta perfeitamente adequada. Se queremos manter a qualidade da
lista, tem que ser assim.

Por isso seria interessante ter uma lista para iniciantes, onde todas
essas perguntas básicas pudesses ser respondidas -- e a pessoa pudesse
aprender a aprender, antes de passar para o próximo nível.

Aliás... poderíamos integrar isso ao sistema de ensino à distância:
quem estivesse começando a aprender entraria na lista de iniciantes,
e, somente depois de terminar o curso, seria convidada a participar da
lista principal.

[]s

Nelson