[SP-pm] Listas de Discussão Separadas para os Newbies - por que não, explicadinho... [Was: Evento FISL ...]

Segunda Abril 21 05:37:35 PDT 2008

Lucas Mateus wrote:
> Bom de qualquer forma concordo com a opinião dela, alias agente ja
> vinha comentando sobre isso desde que trabalhavamos juntos. Acho que
> Perl Mongers deve acolher bem iniciantes, ha quem acha que PM deve
> ser uma lista de alto nível, entao devemos manter uma lista para
> newbies. Criar uma lista para newbies seria muito fácil, podiamos
> inclusive se apoiar na SlackBr, mantendo topico em forum, dicas,
> tutos no portal referente a Per mantido pela PM acho uma boa opção.

Esta é uma discussão (a de ter uma lista separada para os newbies) que
eu observo com uma certa periodicidade nas listas de Perl que eu assino:
São Paulo, Cascavel, Lisboa, Amsterdam, Madrid, Barcelona e London. Em
todas elas, este assunto aparece e morre a cada ano, ano e pouquinho.

A idéia até que é interessante, mas tem um detalhe que escapa, e que é o
motivo principal por que isso nunca é implementado em nenhum destes 5
países, em nenhuma destas 7 listas: o que faz os novatos melhorarem de
nível é o convívio com os veteranos.

Eu concordo que pode não ser sempre bacana, e eu mesmo sou um
"well-knwon troll" em muitas destas listas. Mas, em termos de
aprendizado, em termos de transmissão de idéias e cultura, não tem coisa
melhor que ter todo mundo misturado.

Por causa disso, eu sempre recomendo que a política deve ser o
contrário: não dividir as listas, mas tentar juntar. Quanto menos
listas, mais pessoas lêem as suas mensagens, e mais gente se envolve com
a elaboração da solução do seu problema: listas de discussão grandes
funcionam melhor que listas de discussão pequenas, de uma forma geral.

Claro, eu não sou o dono da verdade, e nem estou segurando meu
argumento-taco-de-baseball #1. ;) Todo mundo pode e deve discordar de
mim e dizer isso em alto e bom som, aqui e em outros lugares.

Putamplexos!