[SP-pm] [OT] Evento FISL - LONGO

Thais Camilo thais.camilo em gmail.com
Domingo Abril 20 16:46:18 PDT 2008

Oi Solli, bem legal você mandar o e-mail com o assunto que está bem
fresquinho.

Vou tentar descrever aqui na lista o que eu te disse pessoalmente.

É muito complicado e difícil comparar aspectos sociais das linguagens de
programação. A eficiência de uma linguagem não é necessariamente
proporcional ao tamanho da comunidade, quem dirá o entusiasmo dela.

No Brasil, Perl sempre foi - leia desde 99 pelo que me recordo - uma
linguagem do submundo, assim como C. Ninguém critica sua capacidade
computacional, e sim a sua "complexidade", muitas pessoas acham que podem
usar outras linguagens mais "fáceis" como PHP e talvez até Phyton (pq está
na moda). Eu acho ainda que somos nós, programadores perl, os principais
responsáveis por isso.

Programar Perl sempre foi orgulho para um programador e isso sempre foi
muito explícito. Por conhecer a flexibilidade da linguagem nos tornamos
pessoas arrogantes e mal educadas excluindo aqueles que não são como nós.

Já presenciei aqui na lista e em outros vários lugares atitudes nada
receptivas dos programadores Perl com novatos da linguagem.

O grande erro dos programadores (em geral) é pensar que as pessoas devem ser
como elas:
- pq eles sofreram, todos têm que sofrer;
- pq eles aprenderam sozinhos, todos têm que aprender.

Como uma professora minha de "Design de interação" dizia: se  o usuário erra
ao usar o seu sistema, quem errou foi você por fazê-lo de forma incorreta".
A maioria dos programadores são egocêntricos e se acham o centro do
universo, eles são bons e podem falar com as pessoas como bem entendem.

Nos esquecemos de ver no espelho além da imagem de um "super nerd", uma
pessoa que muitas vezes possui um grande problema social justamente por ser
muito FRACO na arte de se relacionar.

Existem diversas áreas de inteligência e ser um ótimo programador, auto
didáta e conhecer de metodologias, padrões e linguagens não faz de nós
melhor do que as pessoas que possuem mais dificuldade no aprendizado.

Aí me falam "existem coisas básicas que um programador deve saber", eu até
concordo mas todo aluno do segundo grau deveria entender trigonometria e
isso não é o que acontece.

Ainda citando aquela minha professora, outra vez ela disse que "a forma de
aprendizado de um indivíduo está diretamente relacionada à bagagem cultural
que essa pessoa possui". Aí eu pergunto: "Como podemos ser tão exigentes com
as pessoas que querem aprender coisas que nós já sabemos se neste país a
maioria das pessoas sequer sabe fazer uma multiplicação, nunca foi ao
teatro, leu um livro ou foi ao cinema?".

Antes de mais nada devemos aprender a ajudar as pessoas ou pelo menos não
atrapalhar. Isso serve para qualquer programador.

Falando da lista de Perl, acho que aprender a lidar com pessoas, dar a
chance da pessoa provar que é capaz antes de atirar a primeira pedra já pode
renovar bastante a comunidade, fazer aparecer os talentos e cumprir a tarefa
que qualquer lista se presta à fazer: ajudar as pessoas e uní-las pelos
interesses comum.

Depois disso as diversas pessoas que não mandam mensagem para a lista, seja
com dúvida ou soluções, poderão participar, se sentir parte e ter orgulho e
vontade de palestrar para falar de parte do nosso orgulho: perl.

Abraços e desculpem-me por não sair para beber um dia sequer.
[]'s

2008/4/19 Solli Honorio <shonorio em gmail.com>:

> Ola pessoal, depois de perder dois backups sobre a minha proposta de
> backup e aos cacos (ou só a capa da gaita, como dizem por aqui) por dormir
> de madrugada e acordar bem cedo segue o meu relato sobre o evento.
>
> Antes de mais nada o FISL estava lotado, boa parte das palestras no qual
> eu estive estavam lotadas, e o nível das palestras se mantiveram na média
> dos demais anos. É possível observar apresentadores com bons conhecimentos,
> mas com dificuldade de expressar estes conhecimentos o quê diminui
> consideravelmente a extração de alguma informação útil.

> [...]

Thais Camilo
... nem todo mundo é igual, as experiências da vida definem atitudes