[SP-pm] Criando webservices (SOAP) com WSDL automaticamente

Alex Falcão alexjfalcao em universia.com.br
Quinta Abril 17 10:28:54 PDT 2008

Luis,

    estava trabalhando com este NuSoap porque ele realmente é fácil e
bastante completo. Ele basicamente funciona parecido ao SOAP::Lite,
você pode criar clientes e servidores SOAP. A grande sacada dele é que
ele gera automaticamente o WSDL apartir da sua função implementada e
comentada no server, isto facilita bastante.

    Para gerar o WSDL, achei o WSDL::Generator, mas sinceramente,
mesmo lendo o manual, não entendi "lhufas" sobre como ele funciona.

    Outra vantagem é que vc não precisa instalar, ele é uma biblioteca
que vc simplesmete chama em seu programa.

    Uma resalva, eu odeio PHP, o problema é que eu estava
desenvolvendo com mais 3 pessoas e elas usam PHP e estavam fazendo as
coisas com esse NuSoap.

    Agora preciso fazer um Webservice para rodar no repositório que
temos e eu não queria usar PHP pois já tenho as funções implementadas
em Perl.

    O webservice ao receber uma string (geralmente texto longo) ele
realiza alguns calculos e retorna um XML com as estatísticas sobre
este texto. Esta função, como já falei, esta escrita em Perl e
funcionando, so que ela lê um arquivo TXT.

Outro problema é que não tenho muito tempo, e caso não consiga fazer
isso funcionar como webservice e gerar o WSDL automático, terei que
fazer as funções em PHP (eca).

    Preciso sa ajuda vocês.

Um grande abraço a todos