[SP-pm] variavel com nome de variáveis... seria isso?

henry juhenrimas em yahoo.com.br
Terça Abril 15 19:21:13 PDT 2008

Olá!!!
estou quebrando a cabeça aqui em um probleminha...

tenho varias variaveis(dezenas) dentro de varios "foreachs"
encadeados(centenas).

mas  tenho que atribuir  centenas de valores para uma matriz, e queria ver se
eu conseguiria   fazer isso de maneira mais elegante.

um trecho do  código:

foreach $d1 ( 1 .. $final )
{
foreach $d2 ( 1 .. $final )
{

(...)
foreach $d450 ( 1 .. $final )
{
foreach $d451 ( 1 .. $final )
{
foreach $d452 ( 1 .. $final )
{

(...)

$elemento[1,1]=$d1;
$elemento[1,2]=$d2;
$elemento[1,3]=$d3;
(...)
$elemento[1,8]=$d8;
$elemento[1,9]=$d9;
$elemento[2,2]=$d10;
$elemento[2,3]=$d11;
(...)
$elemento[2,9]=$d17;
$elemento[3,3]=$d18;
$elemento[3,4]=$d19;
(...)
$elemento[3,9]=$d24;
$elemento[4,4]=$d25;
(...)
elemento[x,z]=$d452;

}
(...)
}
}
}

Nao eh   mto produtivo e  nem elegante escrever na  unha tudo isso.
Então, estou tentando agrupar $elemento[i,j] dentro de um laço.
Mas não estou conseguindo atribuir o valor de  $d_n_  via  variavel.
o  laço  de  @elemento eu  fiz assim:

(...)
foreach $d452 ( 1 .. $final )
{

my $count=0;
foreach $i (1 .. $finale)
{
foreach $j ( $i .. $finale)
{
$count++;
$elemento[$i,$j]=$d$count;
}
}

porém  estou  justamente com o  problema do  "$d$count",  não estou
conseguindo imaginar  uma maneira de fazer  $d$count se comportar como uma
variável "variável".

já cheguei a fazer um programa pra me gerar  todo   esse codigo "1 a  1", mas
fiquei  curioso em  saber se existe uma maneira
menos "ruim-de-dar-manutenção" do  que essa.

[ ]s, Henry