[SP-pm] usando plugins em perl

Frederico Recsky frederico em gmail.com
Quarta Março 26 10:30:51 PDT 2008

Olá

2008/3/26 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:

> Posso saber que programa é esse?

Não posso dar nome aos bois, mas seria algo como Hardware + Linux + SAP +
Oracle, sendo que eu instalo os 4 citados, por isso é mais complicado do que
eu posso explicar. Fora outros programas menores do ecosistema.

> Argh. Deixa eu ver se eu consigo compreender esta mente tortuosa que a
> tua empresa acredita ser capaz de bancar o senior software architect...

Uma mea culpa, alguns dos programas são mais velhos que eu... então a
retrocompatibilidade pesa.

> 1. você tem um programa linux que alguém quer instalar;

Talvez eu fui eufemista demais, eu tenho uma solução linux para instalar.

> 2. o teu programa vem num pacote (Que tipo? Tarball? debian? rpm?);

Tar, por mera formalidade.

> 3. junto com o programa, vocês mandam um script capaz de gerar ųm script
> de instalação;

Sim, pois a solução pode rodar em cluster.. uma empresa que a utiliza tem
filiais em mais de 30 paises.. sendo que em cada uma tem um conjunto soluçao
por exemplo. Dai ela pode gerar imagens e distribuir para elas. O dep de TI
local dai pode ser composto por empregados sub pagos PJ contratados no
apinfo.

4. O script descrito em (3) aceita opções do usuário (presumivelmente
> final) que está instalando o sistema, através de uma interface de
> personalização que parece um sistema de plug-ins, mas não é;

O usuario final é "daqui mesmo", é o tecnico que vai instalar tudo.

> Agora, as minhas perguntas.
>
> A. Que linuxes você suporta oficialmente para este programa?

Todos  os 2 grandes  "enterprise" rpm...

> B. Que tipo de pacote o teu programa usa?

N/A

> C. O teu programa não pode ser distribuido usando um sistema de pacotes
> padrão?

Não, por sinal conheço bem rpm pois mantive por algum tempo alguns pacotes
do SLES. Mas a questão é que eu instalo uma solução.

D. Por que o teu /system/ /architect/ acha que ele precisa reinventar a
> roda e fazer tudo o do jeito mais complicado, enviando um meta-script de
> instalação para rodar num ambiente que ele não conhece e não controla?

Conhecer e controla talvez a gente conheça. Existem personalizações finais.
O maior problema é que todo o legado deve ter o dobro da minha idade.

E. O que você precisa oferecer aos usuários no passo (4) que não pode
> ser feito automaticamente num script de pré-instalação, usando um
> sistema de pacotes padrão?

De certa forma isso não se aplica ao grande todo. Isso é feito varias vezes
em escala menor.

Você tem problemas sérios de projeto. Espero que isso ajude.

Talvez eu fiz parecer errado, o problema de projeto é o problema da
computaçào em geral... Fazer um update de hardware ou sistema sem destruir a
organização ou criar uma catastrofe nuclear ou financeira.

O que eu disse que mudaria nisso tudo é o esquema de plugins.. não sei se
dar ao usuario somente um botão "install" e um diretorio de plugins que
podem ser destrutivos... seja uma boa ideia.

--
Frederico Recsky