[SP-pm] usando plugins em perl

Quarta Março 26 09:03:27 PDT 2008

Frederico Recsky wrote:
> Olá,
> O que eu tenho é um instalador automatico de um programa para linux.

Posso saber que programa é esse?

> E devo permitir aos usuarios "interferir" no processo com funções ou
> personalizações no meio. Devo suportar perl, shell e python. Em shell
> o caboclo joga tudo num diretorio e o script é chamado. Em Perl e
> Python deve adicionar funções num arquivo que é lido e absorvido pelo
> instalador. Eu queria fazer isso de outro jeito, mas ... como ainda
> não sou senior architect na empresa então..

Argh. Deixa eu ver se eu consigo compreender esta mente tortuosa que a
tua empresa acredita ser capaz de bancar o senior software architect...

1. você tem um programa linux que alguém quer instalar;

2. o teu programa vem num pacote (Que tipo? Tarball? debian? rpm?);

3. junto com o programa, vocês mandam um script capaz de gerar ųm script
de instalação;

4. O script descrito em (3) aceita opções do usuário (presumivelmente
final) que está instalando o sistema, através de uma interface de
personalização que parece um sistema de plug-ins, mas não é;

Agora, as minhas perguntas.

A. Que linuxes você suporta oficialmente para este programa?

B. Que tipo de pacote o teu programa usa?

C. O teu programa não pode ser distribuido usando um sistema de pacotes
padrão?

DEB e RPM são sistemas de pacotes prontos, configuráveis, muito fáceis
de construir e de usar, e que ainda vão te permitir um maior grau de
controle sobre que versões do sistema que você tem ou deixa de ter
intalado, e coisas mais sofisticadas, como decidir se você precisa ou
não forçar um upgrade de outros pacotes durante a instalação.

D. Por que o teu /system/ /architect/ acha que ele precisa reinventar a
roda e fazer tudo o do jeito mais complicado, enviando um meta-script de
instalação para rodar num ambiente que ele não conhece e não controla?

E. O que você precisa oferecer aos usuários no passo (4) que não pode
ser feito automaticamente num script de pré-instalação, usando um
sistema de pacotes padrão?

> O programa em questão é gigante e complicado e permite a si mesmo
> regerar a sua instalação para um grupo de servidores com
> caracteristicas iguais. O usuario só interage com ele definindo antes
> o que deve ser feito e adicionando suas funçòes se necessario.

Isso parece tanto com o CFEngine que eu vou apenas te apontar para o
link: www.cfengine.org. Isto vai resolver os teus problemas com "grupos
de servidores (aproximadamente) iguais".

Você tem problemas sérios de projeto. Espero que isso ajude.

Putamplexos!