[SP-pm] Sexta Bobagem [Was: Perl, sexta linguagem?]

Terça Março 4 14:06:24 PST 2008

André Garcia Carneiro wrote:

> Porque matemáticos valorizam tanto Pascal?

Não é por ser matemático.

A Linguagem Pascal foi criada por Nicklaus Wirth para ser didática. Ela
ensina, sem frescura e sem complicação, tudo o que um aluno precisa
saber sobre o conceito de programação estruturada.

> Eu não vejo muita diferença entre Pascal e C, a não ser, obviamente
> pelos detalhes de sintaxe. E já ouvi matemático falando mal sobre
> C... whatever. Mas o fato é que eu concordo que aprender Pascal e/ou
> C seria o melhor caminho pra começar, desde que os conceitos básicos
> estejam sendo estudados junto com qualquer uma dessas linguagens
> (estrutura de dados, paradigmas de programação, compiladores etc).

Exatamente. Pascal é bom para começar, mas não dá para fazer muita
coisa. C é mais flexível, mas precisa de um pouco de organização (que
pode ser ensinada com Pascal).

> Sobre LISP.. não posso falar muito porque nunca experimentei...

LISP vai mudar a forma como você pensa sobre programas e estruturas de
dados. É um passo importante para a programação transcedental (ou
"Higher Order", em inglês): programas capazes de transformar programas.

> Assembly é uma coisa que eu sempre senti falta, e fucei muito
> pouco... mas pretendo mudar isso, um dia desses...ehehe!

Assembly ensina sobre as entranhas do computador, sobre a forma como se
organizam os conceitos, e "desmitifica" muitas coisas sobre o
funcionamento interno. É muito importante passar pela "forja" de
aprender como funciona o processador sem auxílio de programas
adicionais, especialmente para quem está começando.

> Depois de tudo isso, acho que se você estiver com os conceitos bem
> 'enraizados', não faz diferença qual linugagem usar, acho que acaba
> na questão de mercado e na questão de gosto pessoal... Eu uso Perl
> pra absolutamente tudo. As vezes eu fico com 'saudades' de C/C++..
> mas me dá uma preguiça danada de ficar declarando tipos ...

:) esta é a idéia. Com fundamentos e teoria o bastante, a linguagem
passa realmente a ser uma "ferramenta", e não "profissão". Afinal, eu
nunca escutei ninguém dizer que "trabalho como parafusador philips"
(argh - eu quis dizer "um profissional especializado em apertar
parafusos com chave philips").

Putamplexos!