[SP-pm] Sexta Bobagem [Was: Perl, sexta linguagem?]

Terça Março 4 13:08:21 PST 2008

> Há controvérsia sobre a ordem, mas eu acredito que uma faculdade deva
> ensinar os seus alunos a programar:
>
> 1. Pascal
> 2. LISP
> 3. C (e construir um compilador Pascal, de preferência)
> 4. Assembly (e melhorar o compilador construído)
> 5. Perl
> 6. Smalltalk ou Prolog

Porque matemáticos valorizam tanto Pascal? Eu não vejo muita diferença entre Pascal e C, a não ser, obviamente
pelos detalhes de sintaxe. E já ouvi matemático falando mal sobre C... whatever. Mas o fato é que eu concordo
que aprender Pascal e/ou C seria o melhor caminho pra começar, desde que os conceitos básicos estejam sendo
estudados junto com qualquer uma dessas linguagens(estrutura de dados, paradigmas de programação, compiladores
etc). Sobre LISP.. não posso falar muito porque nunca experimentei... Assembly é uma coisa que eu sempre senti
falta, e fucei muito pouco... mas pretendo mudar isso, um dia desses...ehehe! Depois de tudo isso, acho que se
você estiver com os conceitos bem 'enraizados', não faz diferença qual linugagem usar, acho que acaba na
questão de mercado e na questão de gosto pessoal... Eu uso Perl pra absolutamente tudo. As vezes eu fico com
'saudades' de C/C++.. mas me dá uma preguiça danada de ficar declarando tipos ...

Cheers!

> Claro, outras pessoas tem outras idéias, mas não deveria sair muito disso.
>
> Claro, você pode sempre ensinar Java a faculdade inteira e contar que o
> sujeito saia "macaco de java", sem saber programar ou entender como
> programas são construidos. É perfeito para a realidade Brazileira, eu
> diria. :(

Pois é... e isso é visível nos dias de hoje. Muitas pessoas que eu conheci na faculdade e diziam que Java era
'O CAMINHO', e que seguiram esse tal 'caminho' por anos, trabalhando, tirando certificação etc.,  hoje voltam
para C, Pascal, Cobol ... algumas até mudaram para Perl, porque será???

> Gostei do senso de humor. ;)
> Não me preocupo com você, mas certamente me procupo com os novatos da
> lista, que acham que tudo é fácil e simples no mundo da computação, mas
> ainda não entenderam que a gente não "desintegra" complexidade: ela
> apenas muda de lugar (normalmente, para dentro de um pedaço de software
> que algém tem de escrever e outrém tem de manter).

Falta mesmo é educação básica para evitar a 'preguiça mental'...  a galera de hoje na faculdade mal sabe
escrever, ou interpretar um texto, não tem vontade de aprender outras línugas, o que é essencial no mundo de
hoje, mesmo dentro do Brasil. Como esperar que aprendam C, Pascal, LISP etc... quando tem um Java ou PHP da
vida que resolve tudo 'fácil'...???

Mas isso sou só eu dando a minha opinião...

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)