[SP-pm] Sexta Bobagem [Was: Perl, sexta linguagem?]

Terça Março 4 10:53:56 PST 2008

Eduardo Verissimo wrote:
> A quantidade de programadores em atividade. Que é o que a moça do
> blog quis fazer acreditar que era a que se referia o gráfico, e em
> que ela deveria se basear para desenvolver as conclusões. Não que
> elas estivessem corretas. O número de programadores de uma linguagem
> não determina tendência alguma a respeito do que é interessante no
> futuro. No entanto, considero um parâmetro interessante para entender
> o momento. Quantos programadores em atividade em cada linguagem no
> momento?

Defina "em atividade". Eu programo LISP nos finais de semana. Isso me
qualifica como "programador LISP em atividade"?

Também sei programar outras 18 linguagens, embora não faça isso todos os
dias. Como é que eu contabilizo para a tua pesquisa? Como 20 negos, ou
como um nego só? E, se eu contar como um nego só, em qual linguagem?

O que eu quero te mostrar é que não existe coisa mais "furada" do que
tentar medir o "imensurável" (me desculpem o meu francês).

Não se pode dizer quantos profissionais trabalham em um determinado
campo de atividade no mundo: não é possível conseguir estatísticas
confiáveis para isso.

A não ser, claro, que você esteja falando de áreas regulamentadas, como
medicina, psiquiatria, advocacia, etc...

Ao invés de tentar descobrir que linguagem é mais utilizada, e de tentar
adivinhar o que vai acontecer com a oferta de programadores para o
futuro, tente descobrir que profissionais estão disponíveis agora na sua
área, e que profissionais são solicitados. Explore as demandas locais,
as demandas (e ofertas globais) são o que os matemáticos chamam
"Fenômeno Emergente", não podem ser medidos e nem previstos com precisão
o bastante para o esforço valer à pena.

my twoppence, como sempre.
Putamplexos!