[SP-pm] [OT] Pesquisa revela quanto ganha o freelancer de tecnologia no mundo

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Fevereiro 27 06:21:21 PST 2008

2008/2/26 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:
>  Bom, se a gente pensar em qualificação, talvez não valha tanto assim ;)
>  Os brasileiros são os menos qualificados e preparados de todos.
>
>  Mas isso é outro problema. Ou não?

Não acho que seja outro problema, se você pensar em termos produtivos.
Contratar um profissional, de qualquer área que seja, é um
investimento e espera-se retorno financeiro da contratação. Se um
profissional é barato mas demora para agregar valor ao
produto/serviço, o lucro em cima do investimento também demora para
acontecer. O Nelson em outro post mostrou o artigo sobre contratação
de bons profissionais e o Fred Brooks também já falou a respeito: ter
uma equipe menor de bons profissionais é mais produtivo e mais barato,
porque o bom profissional produz, em média, 10 vezes mais do que um
profissional ruim e isso compensa a razão de 1/7 entre a renda do
profissional estrangeiro e o nacional. Tem outros fatores que afetam
essa razão, é claro, como a taxa de câmbio e o custo de vida.

--
edenc.vox.com