[SP-pm] Print

Wendel Scardua wendelscardua em gmail.com
Sábado Fevereiro 23 07:24:17 PST 2008

Seu problema é outro:

print é uma função que imprime (daí o nome).

perl -e '(1+2)+4'  vai calcular o resultado, 7, mas não vai fazer nada
com ele. Por isso você precisa do print.

Agora, como eu falei, print é uma função. Pra chamar uma função você
pode usar parênteses pra dizer os parâmetros da função. (você pode,
vez ou outra omitir os parênteses).

Agora, quando você escreveu seu comando:

print (1+2)+4

Você usou o print "com parênteses",  ou seja o print recebe 1 + 2.  É
como se você tivesse escrito:
(print(1+2) ) + 4

Quando o que você queria era:

print ( (1 + 2) + 4 )

Mas pelas propriedades da adição, você poderia muito bem ter escrito:

print 1 + 2 +4

:-)

Ah sim, e o "-e"  é "e" de "expressão". Ou seja, você passa algum
comando perl na linha de comando. Se você quer  "programar" em perl,
você precisa editar um arquivo, colocar seu programa, mais ou menos
assim:

#!/usr/bin/perl
use strict;
use warnings;

print 1 + 2 + 4;

Salvar , por exemplo como lerolero.pl , e rodar assim:

perl lerolero.pl

[]s
Wendel