[SP-pm] Aritgo publica Laptops educacionais prejudicariam o aprendizado

Terça Fevereiro 19 15:34:56 PST 2008

André Garcia Carneiro wrote:
> O problema é que é fácil apontar o dedo na cara dos outros, e dizer
> que isto está certo, isto está errado, difícil mesmo é apresentar
> soluções, principalmente quando se trata de educação.

Não é bem assim: falta interesse e "vontade política" (leia-se:
"oportunidade de lucro") em implementar uma sociedade tecnológica e
composta de muita gente muito bem educada.

Basta olhar o que a Corea do Sul e o Japão fizeram, ou o que a China, a
Índia estão fazendo: todas as crianças na escola, por mais tempo e com
mais conteúdo. Treinamento para os professores, investimento pesado na
educação estatal, mesmo que outras áreas não recebam dinheiro.

Resultados a "curto prazo": em menos de 10 anos a escolaridade média da
população pode subir um nível (ao invés de nível secundário teríamos
escolaridade média no ensino superior).

Claro, as desvantagens são óbvias: perde-se acesso à mão de obra barata,
e existe uma grande possibilidade da nova população (que agora tem
opinião mais forte e embasada) não aceite mais os antigos governantes.

Obviamente, se você está se equilibrando no poder através do balanço
entre miséria e falta de educação, corrigindo o "rumo" com /panis/ /et/
/circensis/, e tentando enriquecer antes que alguém te pegue com "a boca
na botija", você não vai investir assim.

Criança na escola não ganha eleição. Eleição se ganha com viaduto e
construção. Quanto mais aparente, melhor.

Meus dois centavos, com as bordas *bem* afiadas ;)
Putamplexos!