[SP-pm] Substituindo shell por Perl

Sábado Fevereiro 16 02:04:49 PST 2008

Wagner Klein wrote:
> Estou procurando uma solução "legal" para usar mais perl no lugar de
> shell-script.
>
> Uma situação que acontece com muita gente que se envolve com linha de
>  comando do Unix (ou até mesmo cygwin), é que fatalmente acaba se
> fazendo muita coisa em shell-script.
>
> Perl é fantastico, mas, miseravelmente complicado para começar a se
> fazer um script "bottom-up", pois o custo inicial para se fazer
> qualquer coisa acaba sendo muito alto para "um scriptizinho".
>
> O resultado é que os scriptzinhos acabam virando uns mostrengos! :)

> [...]

Eu praticamente não uso shell scripting para mais nada, e meus comandos
de linha de comando do shell mais e mais incorporam one-liners de perl.

Por outro lado, eu não tenho problemas em começar a escrever um script
em Perl, e acho que é mais simples e mais rápido do que fazer o mesmo em
shell.

Sobre "conjunto de subrotinas", o quê, especificamente, você está
procurando, que ainda não encontrou no CPAN? Com mais detalhes, eu posso
te indicar um módulo ou, quem sabe, escrever um eu mesmo... ;)

Como exemplos de substituições de shell por perl com vantagens, eu
recomendo você a olhar o sistema de pacotes do Debian, o APT. Ele tem
muita coisa escrita em Perl e funciona muito bem.

Putamplexos!