[SP-pm] Tudo o que você sempre quis saber sobre a LINGUAGEM JAVA mas nunca teve coragem de perguntar...

caike carloshrsouza em gmail.com
Segunda Janeiro 14 05:50:23 PST 2008

Acredito que a crítica dos autores é relacionada ao nível de abstração que a
linguagem pode oferecer.
Eu vejo que em um futuro próximo uma grande parte de desenvolvedores java
pós-EJB 3.0 (leia-se JPA) não vai saber escrever um statement SQL sequer.
Revistas hoje anunciam o "FIM do SQL" através do JPA.
NetBeans 6.0 proporciona um drag'n'drop quase como um Visual Studio.
Tudo isso soa ameaçador para os Cientístas da Computação mais acadêmicos,
pois cada vez mais a linguagem facilita o lado 'enterprise' do
desenvolvimento.
Onde está a manipulação de ponteiros ? Onde está a escovação de bits ? Write
once, run anywhere ?
Esta foi a minha interpretação do artigo e concordo com a colocação dos
autores de que "lack of mathematical rigor and formal techniques is
producing 'replaceable professionals' more suited to the outsourcing
industry than software developmen".
Pra ter a prova real basta gastar 10 minutos em qualquer forum Java nacional
pra sentir o nível do público.
Gosto de JAVA, mas não acho que seja a melhor opção de linguagem para
acadêmicos de CC.

Att,
- Carlos Henrique R. de Souza