[SP-pm] Tudo o que você sempre quis saber sobre a LINGUAGEM JAVA mas nunca teve coragem de perguntar...

eden edencardim em gmail.com
Sexta Janeiro 11 14:55:57 PST 2008

2008/1/11 Murilo Opsfelder Araújo <mopsfelder em gmail.com>:
> acho que o autor do artigo estava meio confuso quando o escreveu.
>
> 3º parágrafo:
> "They singled out Java for specific criticism and note that its
> restricted use in the development of web applications stunts novice
> programmers' potential."
>
> O que eu sei é que Java também é utilizada no desenvolvimento de
> aplicações desktop, e seu uso não é restrito ao desenvolvimento web.

O que eles falaram é referente à experiência deles na New York
University. E mesmo se utilizassem para descrever aplicações desktop,
o argumento posterior ainda procede.

> 4º parágrafo:
> "Referring to their experiences at New York University, the duo said:
> "Students found it hard to write programs that did not have a graphic
> interface,...""
>
> No 3º parágrafo, o autor diz que a utilização de Java é restrita ao
> desenvolvimento web. No 4º parágrafo, ele relata que estudantes têm
> dificuldades em aprender uma linguagem que não possui interfaces
> gráficas. É difícil pensar em desenvolvimento web sem interface
> gráfica.

Agora é você que está confuso. Sim, é difícil pensar em
desenvolvimento web sem interface gráfica, e isso reforça o argumento
deles. Por dificultar o pensamento em aplicações sem interface
gráfica, o aprendizado de Java leva a uma geração "mentalmente
mutilada além de qualquer esperança de regeneração" ("mentally
mutilated beyond hope of regeneration")

> Bom, essa é uma das minhas interpretações do artigo que li. Não tenho
> o inglês como língua nativa, então se eu confundi o significado de
> alguma coisa, por favor comuniquem-me!

Eu ainda levaria mais adiante, a associação do paradigma de orientação
a objetos a aplicações com interface gráfica leva a crer que todo
objeto é necessariamente mapeável para o mundo real (vide o famoso
caso introdutório dos objetos Ponto e Reta). Na verdade, classes e
objetos são apenas abstrações linearizáveis em código imperativo (que
é o que acontece depois que o compilador do Java roda). Já tive longas
e improdutivas discussões com desenvolvedores Java que alegavam que o
mero fato de usarem Java faz com que seus programas sejam "orientados
a objeto". Isso sem contar que eles ficam completamente cegos
("mentaly mutilated") quanto aos paradigmas alternativos, fazendo com
que a defesa do OOP seja meramente dogmática.

--
edenc.vox.com