[SP-pm] Problemas com perl-support e CGI

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Segunda Dezembro 4 05:41:09 PST 2006

On 12/2/06, André Walker <andre em andrewalker.net> wrote:
> A outra coisa é o seguinte: Eu li dois artigos do www.perl.com. Um
> falando sobre CGI::Ajax, e outro falando sobre CGI::Application. Adorei
> os dois. Massssss, eles são incompatíveis, aparentemente. Os dois tem
> seus próprios jeitos de printar o resultado. E, apesar de haver vários
> plugins ótimos de CGI::Application, eu não vi nenhum de Ajax. Existe??
> Pensei até em eu tentar fazer, observando o código de alguns plugins do
> cgi-app, e o código do cgi::ajax, e unindo os dois, mas, iria apanhar
> bastante, hehee, e, talvez, algum de vcs pudesse me explicar um jeito
> [...]

Eu dei uma olhada nesses dois há algum tempo, e achei interessante na
época, mas nunca cheguei a usar. Agora dei outra olhada, me parecem
bons pra aplicações que não façam muito uso de formulários, pois não
vi nenhum suporte a submissão de formulários via Ajax (posso estar
enganado, olhei muito rápido).

> O Catalyst seria melhor?? Ou tem um jeito de fazer com o
> application?

Eu sou suspeito para falar, mas na minha opinião o Catalyst é muuuito
melhor que qualquer solução em CGI, o Catalyst até tem suporte a CGI
mas não vejo porque alguem iria querer usar. Atualmente, tenho usado
Catalyst + Dojo (dojotoolkit.org) pra desenvolver em Ajax e estou
gostando muito. O problema do Dojo é que tive que aprender JavaScript
para usar. Tem um plugin Dojo pra Catalyst, só que ele não faz muita
coisa, só importa as libs do Dojo nas páginas, o resto é na mão
grande. Já coloquei na minha fila de TODO um patch para gerar as
chamadas Dojo em JavaScript com perl. Vai demorar um pouco pra sair
pois estou meio sem tempo pra side-projects como esse.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia