[SP-pm] Perl Critic

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Novembro 22 08:05:05 PST 2006

On 11/22/06, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:

>   Isto vai ser útil em breve.
>   Meu próximo trabalho é basicamente manter uma enorme base de código Perl.
>   Você usa estas coisas com frequencia?

Uso no desenvolvimento cotidiano, a depender do tamanho do projeto,
logo quando terminei de ler o Perl Best Practices era difícil lembrar
de todas as regrinhas, aí eu usava com mais afinco. Atualmente, num
dia bom eu consigo passar na avaliação do código de primeira. Fica
óbvio a aplicação como ferramenta de treinamento.

>   Que experiências você pode partilhar conosco?

Ainda não tive tempo de mergulhar nas entranhas dos módulos, mas pela
experiência que tive até agora, o custo-benefício é bem vantajoso. As
ferramentas perlcritic seguem a linha tradicional do Perl: "easy tasks
easy, difficult tasks possible". É muito fácil começar a usar e logo
de cara já se tem um salto enorme na qualidade do código. O
Perl::Critic é a pedra filosofal, o Test::Perl::Critic é pros
preguiçosos, e o criticism ajuda a importunar os mais resistentes aos
padrões até aprenderem a se adequar. Combina isso com perltidy e
Devel::Cover que vai ser quase impossível se escrever código ruim.
Eu poderia escrever um tratado sobre isso, quem sabe um lightning talk
no próximo YAPC... Um bom lugar para ler e discutir a respeito:
http://qa.perl.org/

Meus 2 centavos...

--
Eden Cardim