[SP-pm] Oracle

Terça Novembro 14 12:58:56 PST 2006

Consegui fazer o sqlplus funcionar. A lib que eu disse que não tava achando, não estava achando porque o
LD_LIBRARY_PATH estava errado!

O problema agora é outro(claro!!! ), eu preciso fazer uma conexão remota. para isso utilizo os seguintes
comandos via sqlplus:
$ sqlplus /nolog
$ connect pescli em servidorX
Enter password:

<Quando aperto enter>

ERROR:
ORA-12154: TNS:could not resolve service name

O DBA que estava aqui, também não conseguiu resolver. Ele me disse para editar um arquivo em
$ORACLE_HOME/network/admin/tnsnames.ora

mas não adiantou porcaria nenhuma.

Procurei na net e fui checando os problemas óbvio como ping no servidor, se o banco está no ar etc. e descartei
problemas de servidor na minha máquina já que estou apenas usando um client. Lembrando que estou testando com o
sqlplus a conexão e ainda não consegui instalar o DBD-Oracle. Achei melhor conectar diretamente só pra garantir
que está tudo funcionando antes de tentar instalar.

Bem, continuando as verificações, fiz um tnsping no servidor do banco de dados com o nome do servidor
configurado em $ORACLE_HOME/network/admin/tnsnames.ora

Tanto com o alias do tns quanto com o IP falharam ao tentar conectar. Então olhei no sqlnet.ora e a mensagem
era a seguinte:

Fatal NI connect error 12514, connecting to:
 (DESCRIPTION=(CONNECT_DATA=(SID=*)(SERVICE_NAME=servidor)(CID=(PROGRAM=)(HOST=rsis003)(USER=oracle)))(ADDRESS=(PROTOC
OL=TCP)(HOST=servidor)(PORT=1521)))

  VERSION INFORMATION:
        TNS for Linux: Version 9.2.0.4.0 - Production
        TCP/IP NT Protocol Adapter for Linux: Version 9.2.0.4.0 - Production
  Time: 14-NOV-2006 16:34:50
  Tracing not turned on.
  Tns error struct:
    nr err code: 0
    ns main err code: 12564
    TNS-12564: TNS:connection refused
    ns secondary err code: 0
    nt main err code: 0
    nt secondary err code: 0
    nt OS err code: 0

Reparei que o HOST está como rsis003, imagino que possa ser isso, porque o HOST deveria estar como
'pescli'(pelo menos foi o que o DBA me disse), Então resolvi editar o tnsname.ora, que estava assim:

 # TNSNAMES.ORA Network Configuration File: /home/oracle/OraHome1/network/admin/tnsnames.ora
# Generated by Oracle configuration tools.

ORACLENET.RSIS003.ORG =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = servidor)(PORT = 1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SERVICE_NAME = oracle8)
    )
  )

TASY =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = servidor)(PORT = 1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SID = tasy)
    )
  )

TASY é o Alias que o DBA sugeriu para a conexão. Mesmo assim, não tá rolando. A conexão continua sendo recusada.

Acho que não tenho permissão no servidor. Vou trocar idéia com o DBA.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)