[SP-pm] Substituicoes com verificacao

Roberto Maluhy Junior maluhy em gmail.com
Sábado Fevereiro 25 13:54:10 PST 2006

Ola Senhores,

Estou com alguma dificuldade em implementar a seguinte situacao...
Imagine que eu queira fazer substituicoes, por exemplo, toda vez que
encontrar 4 digitos num texto, colocar <data>...</data> ao redor dos 4
digitos. Bom, isto e muito simples com s/.../.../g ou while
(s/.../.../) {...}. No entanto, e se eu quiser fazer uma pergunta para
cada substituicao confirmando esta? Eu penso em imprimir o contexto da
substituicao, por exemplo, pelo menos os 10 caracteres anteriores ao
match e pelo menos os 10 posteriores na tela e o resultado da
substituicao caso tenha efeito...perguntando na sequencia se esta
substituicao deve ocorrer de fato.

Exemplo:

--- inicio do arquivo texto ---
Em 2002, o Brasil ganhou a copa com 2 gols apos 9980 rezas! :)
--- fim do arquivo texto ---

O programa deveria mostrar algo como:
$ Em 2002, o Brasil  =>  Em <data>2002</data>, o Brasil
$ Substituir? (s/n) s
$ gols apos 9980 rezas! :  =>  gols apos <data>9980</data> rezas ! :
$ Substituir? (s/n) n

Acho que ficou claro.

Obrigado e abracos.

Roberto