[SP-pm] Re: [Cascavel-pm] Concurso de programação - Precisa-se de jurados

Terça Abril 5 18:06:56 PDT 2005

Marco Lima wrote:
> "script de gerenciamento de banners de web-sites"
> 1. criativo - em Perl deve ser difícil !!
> 2. mais rápido - vc naum vai conseguir nem ver os banners !!
> 3. menos complicano na instalação - essa eu não entendi !?! cp, mv, ftp ?!?!
> 4. o que apresentar o menor número de erros possiveis - isso é um
> concurso de programação ou de debugger ???
> 5. o código seja o mais eficiente. - como assim ?? efigiência em
> gerenciar banners ???
> *<;-)

   JG, o Mago está ácido, crítico, correto e até mesmo um pouco
enigmático. Prá variar ;-)

   Isso decididamente não é especificação que se apresente.

   Como se pode julgar baseado em critérios tão simplórios, e numa
especificação que beira o ridículo?

   Basta uma pequena busca na internet para se descobrir vários websites
que oferecem scripts de gerenciamento de banners. Aqui tem meus dois
favoritos:

   http://search.cpan.org/~nwetters/WWW-AdServer-0.02/lib/WWW/AdServer.pm
   http://search.cpan.org/~awrigley/WWW-AdManager-0.007/AdManager.pm

   Neste caso, como os sistemas estão bem-testados e publicados,
poderíamos oferecer os prêmios ao Ave Wrigley e ao Niegel Wetters
Gourlay, respectivamente, certo?

   JG, melhore a especificação do programa do concurso. Diga quais
fontes de banners(Banco de Dados? LDAP? Arquivo Texto? URL? Arquivo
HTML?), quais formatos (HTML? DHTML? CSS+HTML? JavaScript?), quais
protocolos (FTP? HTTP? HTTPS? LDAP?), que funcionalidades devem existir
pelo menos (exibir banners em HTML? exibir banners em TXT? contabilizar
banners exibidos? Onde contabilizar banners exibidos?), quais
tratamentos de erro são necessários suportar (exibição de mensagem
padrão? exibição de "quadro branco"? relatório de erro no lugar da
exibição? relatório de erro no syslog? relatório de erro num arquivo
texto? sem relatório de erro?), que sistemas operacionais devem ser
suportados (windows? unix? linux? MacOS? BeOS?), quais webservers devem
ser suportados (apache? IIS? Zeus? outros?), que funcionalidades devem
ser configuráveis.

   Na minha humilde opinião de Pontífice Perl, engenheiro de sistemas e
administrador unix com mais de 10 anos de experiência, o objeto do
concurso (o programa de gerenciamento de banners) não é uma boa
alternativa. Você deveria pagar para que algum programador fizesse isso,
e deixar esta coisa de concurso para quem entende do assunto.

   Para desenvolver o sistema desejado a baixo custo: eu sugiro
sinceramente que você proponha nesta lista (ou no seu fórum) diretrizes
básicas para o sistema, configure um Servidor CVS em suas máquinas e um
website, e então começe com um esqueleto bem básico do sistema, baseado
em licensa open-source. Naturalmente as pessoas se voluntariarão para
contribuir. Eu acho que é este tipo de postura que falta aos
desenvolvedores de software livre neste país.

   Quanto ao seu concurso, depois de ler seu regulamento e tomar
conhecimento do objeto do concurso, eu tenho certeza de que isso vai dar
encrenca. Portanto, eu estou fora, a não ser que você mude a
especificação radicalmente, e procure utilizar por exemplo um
exercício-programa retirado do livro de Donald Knuth "The Art of
Computer Programming", que deve oferecer ótimas oportunidades para as
pessoas mostrarem seu talento.

   Putamplexos, e boa sorte!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA