[Rio-pm] Metodos de Download em Massa

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Qui Maio 25 06:12:04 PDT 2017

Gostei desse Future. Talvez possa usar como alternativa para IPC::ShareTables em algumas situações.

Quanto ao Fork, eu passei muito tempo na sombra quanto ao assunto de threads, forks, parallel, async, queue, ..., vejo muitas pessoas com posições diferentes mas a maioria fala pra evitar threads por exemplo, eu mesmo nunca usava nada por causa das diversas opnões (e infelizmente computação não é minha principal expertize), mas eu aprendi que tudo depende.

No caso do meu script, eu uso fork pra fazer varios downoads, é uma atividade simples na maioria das vezes, e no final se você acompanha os processos (pai e filhos), o consumo de memoria e CPU é praticamente 0 cada (juro, mem = 0, cpu <= 0.7), então o máximo que pesa nesse caso é o número de PIDs que o sistema vai gerenciar. Devo ta falando muita besteira, mas continuando, o problema que eu vejo em fork nesse caso é imprimir o download. Nesse caso é um problema de pós processamento, que pode ser resolvido linearmente, gerando temp files pra cada download depois unindo tudo seria uma solução. Minha pergunta nesses casos é: "quanto essa etapa influência no desempenho total do programa?".

Por exemplo, eu tenho uma aplicação que simplismente faz wraper que encapsula um outro programa de bioinfo, é um programa que mesmo você pedindo pra usar 8 cpu demora (dependendo do dataset) 20h pra terminar, eu não me importo em um servidor criar 40 maquinas virtuais com 8 cpu cada e paralelizar com fork mesmo todos os processos filhos e terminar tudo em 30 minutos mesmo que pese. Claro que depende de recursos computacionais tbm.

No final não é so custo, mas benefício tambem.

Especificamente no caso desse downloader não é necessidade, é mais o caso de criar opções e explorar possibilidades, pois tenho outros downloaders que resolvem meu problema, so que esse é o primeiro que devide e paraleliza os processos.

________________________________
From: Rio-pm <rio-pm-bounces+guedes_1000=hotmail.com em pm.org> on behalf of Renato Santos <renato.cron em gmail.com>
Sent: Wednesday, May 24, 2017 9:57:19 PM
To: Perl Mongers Rio de Janeiro
Subject: Re: [Rio-pm] Metodos de Download em Massa

Recomendo usar qualquer coisa menos forks para fazer downloads.

Forks são pesados, geram muitas trocas de contextos desnecessárias para tarefas tão triviais como downloads em paralelo.

Se o yada ta complicado, ainda tem o https://metacpan.org/pod/HTTP::Async que com o Future fica uma mão na roda

Algo como:

use Future;
use Future::Utils qw( try_repeat fmap1 );
use IO::Async::Loop;
use Net::Async::HTTP;

my $loop = IO::Async::Loop->new;
my $http = Net::Async::HTTP->new(  # serio, é assim q eu uso em produção, com max_connections_per_host=400
    max_connections_per_host => 400,
    timeout                  => 10 * 60
);
$loop->add($http);

sub DO_SOMETHING {
    my ( $algum_content, $url, $algum_contexto_talvez ) = @_;

    my $what = $http->do_request(
        method       => 'GET PORT DELETE...',
        uri          => "$url",
        content_type => 'text/plain',
        headers      => [
            'Content-Type' => 'text/plain'
        ],
        content => ( join "\n", @$algum_content )
    );

    $what = try_repeat { $what } until => sub {
        eval { $_[0]->get->code == 200 };
    };

    return $what;
}
my @futures;
for my $url ( 1 ... 100 ) {
    my $future =
      DO_SOMETHING( [...], $url, $algum_contexto_talvez )->on_done(
        sub {
            my $res = shift;

            if ( $res->content =~ /401 Unauthorized/ ) {

                # trata como se fosse erro, por exemplo
            }
            else {
                # ...
            }

        }

      )->on_fail(
        sub {
            my $failure = shift;
            log_error "error: $failure";
        }
      );

    push @futures, $future;
}

my @results = Future->needs_all(@futures)->get;

Apenas como curiosidade Aureliano, de onde você está tentando obter os arquivos ?