[Rio-pm] Configuração de usuário não root no cpan & Perl Roll em Rocks Cluster

Nicole Scherer bionica2007-perl em yahoo.com
Quinta Janeiro 30 07:33:50 PST 2014

Oi Blabos,

Pelo que entendi, o perlbrew (que deve ser fabuloso) cuida de novas instalações, tanto locais, quando no sistema, caso seja de interesse do admin.
No meu caso específico, já tenho uma outra versão de perl, instalada pelo Rocks em /opt/perl e disponível para todos os nós do cluster. Esse "Perl Roll" já vem com alguns módulos especiais para cluster e para bioinformática, e também vem com o CPAN, que o do sistema não vem. O meu objetivo é preparar o cluster de tal forma, que os usuários possam utilizar esta versão bombada do Perl sem ter que brigar comigo :-)
Minha primeira ideia era colocar o /opt/perl/bin no início do $PATH de todo mundo, forçando para ser o perl padrão, mas fiquei com receio de que algum programa do sistema RHEL6 dependesse da instalação do fabricante. Estou nesse dilema porque é uma máquina de uso compartilhado. Tenho receio de colocar no $PATH e o usuário ter problemas porque os scripts que usa tem shebang #!/usr/bin/perl e sejam chamados como executáveis. (Em bioinfomática usamos muitos scripts feitos por terceiros).
Claro que se o usuário quiser usar o perlbrew, ele pode, mas não poderá usar o curl para fazer isto, pois a máquina está configurada para não acessar a internet. Para o CPAN criei um mirror local.

Sei lá, devo estar fazendo tempestade em copo d'água. Tenho é que deixar
tudo isso bem claro no guia do usuário e deixar que eles decidam.

Obrigada!!!
Nicole