[Rio-pm] [Fun - passa tempo] Cifra de Vigenère

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Segunda Novembro 11 06:01:16 PST 2013

Eu não entendi quanto a ler o parâmetro a partir do atributo e receber dois parâmetros,
mas eu fiz um teste.
Eu criei um método BUILD da seguinte forma
sub BUILD{	my $self = shift;	my (@w, @k);	@w = split (//, $self->word);	@k = split (//, $self->key);	croak "'key' and 'word' are diferent lenght\n" 		if($#w != $#k);	foreach (@w and @k){		croak "'key' and 'word' need to be letter\n"			unless($w[$_] =~ /[a-zA-Z]/ || $k[$_] =~ /[a-zA-Z]/);	}	}
Então é conferido se 'word' e 'key' tem o mesmo tamanho (você me aconselhou fazer isso no BUILD),aproveitei e retirei a rotina 'isalpha' que conferia se o caractere eram letras e coloquei para conferir isso no BUILD também (não sei se é muita POG).
sub isalpha{(chr shift) =~ /[a-zA-Z]/}   #<-line 22Use of uninitialized value $_[0] in chr at Vigenere.pm line 22.
Antes de fazer isso o erro que retornava apontava para a linha do 'isalpha', agora está apontando para a linha do 'toupper', que é uma função que traduz o hex ASCII para caracter, passa para upcase e retorna como hex denovo (logo 97 vira 65, assim por diante).
sub toupper{ord(uc chr $_[0])}  #<- line 25Use of uninitialized value $_[0] in chr at Vigenere.pm line 25.
Tentei debugar mas não entendi nada, mas de qualquer forma eu acho que o problema é eu tentar tratar usando essa string "$_[0]",não sei se estou falando besteira, mas como o script teste.pl herda a classe, parece que a rotina tenta receber a string do script e não do módulo.
From: tiago.peczenyj em gmail.com
Date: Mon, 11 Nov 2013 09:57:14 -0200
To: rio-pm em pm.org
Subject: Re: [Rio-pm]	[Fun - passa tempo] Cifra de Vigenère

vejamos
anteriormente as suas funcoes recebiam 2 parametros
agora elas leem os parametros a partir dos atributos e eu acho isso... esquisito.

veja só, não ha muita razão para armazenar estes dois atributos nessa classe. vc tem que pensar em termos de Objetos.
vc tem um objeto que SABE fazer encode / decode. no maximo vc poderia armazenar a chave como atributo e assim reusar o objeto para encodar um texto a ser recebido.

AGORA, vc tem o erro por que deve estar fazendo algo de muito creativo aqui (ai envolve explicação sobre list context e atribuição):
my (@word, @key) = (tochar($self->word), tochar($self->key));

tente fazer

my @key  = tochar($self->key);

my @word = tochar($self->word);