[Rio-pm] Cache RESTfulie

Thiago Rondon thiago em aware.com.br
Segunda Março 11 22:24:52 PDT 2013

Marcio,

Como diria Phil Karlton. Há apenas duas coisas difíceis em ciências da computação, invalidação de cache ou dar nome as coisas.

Na minha opinião, se você esta utilizando a arquitetura REST e quer efetuar cache na aplicação é um tiro no pé, uma hora isto vai te dar dor de cabeça. Digo isto, pois a maior parte do desenvolvimento e evolução dos frameworks, servidores web, proxy e navegadores nos últimos anos foram na direção contraria. O cache deve ser local (cliente) ou compartilhado (intermediadores).

Para efetuar cache baseado no header, verifique se as próprias opções do HTTP não te resolvem, principalmente com as estratégias disponíveis para isto. Utilizando as diretivas dentro de Cache-Controle, Expire, .. Ou recomendando a interação com teu backend baseado com perguntas baseado ao Etag ou Last-Modified.

Enfim, na minha opinião, eu recomendaria fortemente bater a cabeça aí, até esgotar todas as chances.

O cache no redis, pode ser para as demais coisas, que você não consegue controlar no HTTP por exemplo.

Meus centavos.

Abraço!
-Thiago Rondon