[Rio-pm] reflexão, revolução, anyone? :)

Thiago Rondon thiago em aware.com.br
Segunda Março 11 12:50:57 PDT 2013

On Monday, March 11, 2013 at 3:09 PM, Nuba Princigalli wrote:
> Caros,
>
> Eu gosto muito da vibe que temos aqui na lista, mas sinto muita falta de termos mais iniciativas que transcendam threads de email, e que não sejam atividades que já faríamos mesmo por conta própria, apenas envelopadas numa cara de atividade do coletivo.

Nuba,

Este papo todo, me fez lembrar de como o garoa hacker é organizado. Ele é um hackspace, um laboratorio colaborativo, vide https://www.garoa.net.br, onde não há uma liderança "explicita", mas um portal voz "preferencial". Há associados, pois existem custos para ser divididos entre todos com o local... porém há regras bem definidas de como tudo funciona, talvez isto impacte no engajamento.

Apesar de ser cenários diferentes, acredito que vale dar uma espiada em como eles funcionam.

Na minha opinião, pelo o que você procura, é interessante estipular que a comunidade tenha uma "plataforma em comum" para projetos com relação a linguagem, e que todos possam se aproveitar para hospedar, divulgar e etc suas iniciativas na Rio-PM. E que estes projetos podem ter "participantes" (responsáveis) de dentro da comunidade para que isto ocorra.

Enfim, me soa um modelo mais complexo, que parece "caos" em uma primeira abordagem, mas que com uma boa organização, acredito que possa vingar.

Abs!
-Thiago Rondon