[Rio-pm] Onde você usa Perl?

Samir Cury rimasy em gmail.com
Quarta Julho 18 15:21:35 PDT 2012

Tenho 2 exemplos de desenvolvimento serio usando Perl aplicados a ciencia.

No CERN existem 4 detectores, 2 de fisica geral, CMS e ATLAS, trabalho
para o CMS, e dois grandes problemas sao :

1 - como processar o numero de colisoes que gravamos no detector (vou
deixar isso de lado)
2 - como armazenar, catalogar e distribuir estes dados para o resto da
colaboracao (outros centros de computacao ao redor do mundo).

Em 2008, logo antes de ligarem o acelerador (que acabou sendo 2009),
foi estimado que o mesmo proveria algo em torno de 20 petabytes por
ano de dados (informacoes do press release).

Para mostrar numeros reais de um periodo mais recente, achei um
relatorio do cara da escrivaninha vizinha que gerencia o sistema
central de transferencias, e os graficos la dao uma ideia mais
concreta baseados em informacoes observadas sobre com o que estamos
lidando :

http://cdsweb.cern.ch/record/1457788/files/CR2012_114.pdf

Este sistema se chama Physics Experimental Data Exchange -- PhEDEx. E
todo escrito em Perl, agentes centrais usam backend Oracle.

Pouco antes de sair do rio dei uma palestra sobre no Encontro Tecnico,
alguns aqui podem lembrar, pena nao estar achando os slides, se houver
interesse acho mais material com mais calma.

O outro sistema tambem envolve transferencia de dados, mas e MUITO,
mas MUITO mais critico, pois e o sistema que gerencia a tomada de
dados em si, por coincidencia e a camada anterior ao sistema que
trabalho e por isso sei que se este sistema perder algo, se perde
tomada de dados, que e cara, muito cara, entao redundancia e
essencial. Vejo no cotidiano que nem tudo sao flores, mas raramente se
perde algo.

Material sobre poderia ser :

http://www.google.fr/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CEkQFjAB&url=http%3A%2F%2Fciteseerx.ist.psu.edu%2Fviewdoc%2Fdownload%3Fdoi%3D10.1.1.34.9947%26rep%3Drep1%26type%3Dpdf&ei=2zQHUJ_rFaOn0QWJkqXCDQ&usg=AFQjCNHnXFnkWunJGFQCOZCXxWGiCGBQjQ&sig2=5waZlRvCj2C2_dadtth_AQ

Nem um pouco objetivo mas o melhor que consegui achar por hora.

Resumindo, este sistema e responsavel por "gravar" as colisoes do
detector em um grande pool de discos, e depois disto, transferir do
local do detector (Cessy, Franca), ate o centro de computacao do CERN
(Meyrin, Suica), atraves de algumas fibras de 10 Gbps, toda a tomada
de dados, onde(no proximo sistema) e processada e distribuida para que
os fisicos possam analisar.

Resumindo, tambem usamos Perl para achar o boson de higgs ;-)

Abracos,
Samir