[Rio-pm] Perl em desuso??

Bruno Buss bruno.buss em gmail.com
Segunda Abril 23 08:40:09 PDT 2012

2012/4/23 Aureliano Guedes <guedes_1000 em hotmail.com>

>  Monges,
> Bom dia.
>
> Gostaria de levantar uma questão para discutirmos e vermos a opinião de
> cada um...
>
> Perl esta em desuso??

Não. Podem encerrar a thread?

> Ouvi esse comentário (infeliz, na minha opinião) e ainda tive que ouvir
> mais (Ruby e Python estão tomando lugar). Afff...

Mas Ruby e Python estão tomando lugar, estão tomando uma fatia do que antes
era apenas Perl.
São ferramentas alternativas ao Perl e cada um escolhe a ferramente que
melhor lhe agrada e que torna seu trabalho mais agradável e eficiente.

> O fato é, quem gosta de POO realmente vai preferir Python, pois poucos
> sabem que Perl tem suporte a OO, inclusive eu criei vario objetos para
> mostrar como
> podemos usar Perl como se fosse POO. Mas, o serio problema que os códigos
> Python tem com indentação é triste, alem de que tratar tudo como objeto é
> um saco.

Indentação do Python é triste?
Apesar de algo que restringe um pouco - quase nada emho - como o
programador utiliza a linguagem... eu acho uma coisa legal.
Sério mesmo, é muito mais fácil alguém que ta aprendendo a programar fazer
algo muito mais macarrônico em Perl ou C do que em Python.

Agora, se isso define se uma linguagem é melhor que a outra? Não acredito...

> Ruby é uma linguagenzinha, na minha opinião, criado para viciados em RPG
> geralmente virgens.

De fato, com argumentos fortes e contundentes desse tipo, você está fazendo
um bem enorme a comunidade Perl.
Fica uma dica: Para defender Perl não é preciso menosprezar outras
linguagens e seus usuários... deixe isso para as pessoas e comunidades sem
recursos ;)

> Fiz o seguinte script abaixo
> http://pastebin.com/eJEC0Kvt
>
> para testar os dois seguintes
> http://pastebin.com/ytUiweKe
> http://pastebin.com/0BfyiZgh
>
> gerando o resultado:
>
> Perl
> real 0m24.136s
> user 0m23.985s
> sys 0m0.028s
>
> Ruby
> real 0m50.882s
> user 0m50.563s
> sys 0m0.040s
>
> Num AMD Athlon 64 com o Ubuntu 11.10 64x 2GB de Ram,
> [...]

De fato, a velocidade que uma linguagem faz uma loop que soma de todos os
inteiros de 1 a 1M é o que define se uma linguagem é realmente boa...
Mais uma dica: Utilize a formula de soma de PA e você conseguirá o mesmo
resultado em uma fração muito menor de tempo, em qualquer linguagem, do que
isso que você conseguiu em Perl. Uma solução ruim, continua sendo uma
solução ruim independente da linguagem com a que você a implementa ;)

> Alem de que o Gems é uma porcaria.

Seus argumentos aqui também não sensacionais.
De qualquer forma, acho que você deveria levar esse seu questionamento para
listas de Ruby... la eles podem te ajudar a entender melhor o Gems ou então
trabalhar contigo para melhora-lo, se este for o caso.

> Não sei, talvez seja apenas modinha, mas se a comunidade Ruby não se
> empenhar a modinha passa e fica so Python e Perl, mas não sei dizer quanto
> a segurança web, mas na bioinformática
> continua sendo bem usado.

Se a comunidade Perl também não se empenhasse, Perl já teria passado
também. Mas temos um grande e bonito CPAN ai, não temos? ;)

> Queria saber do pessoal mais velho que tem bem mais experiência e
> conhecimento, o que acham dessas questão: "Perl está em desuso ou não??".

Uma grande idiotice.

[ ]'s
--
Bruno C. Buss