[Rio-pm] drive em Perl [OT++]

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Sexta Fevereiro 24 10:40:26 PST 2012

On Fri, Feb 24, 2012 at 4:24 PM, Andre Carneiro
<andregarciacarneiro at gmail.com> wrote:
> Você pode contratar alguém para limpar uma vez por semana, nesse caso, por
> aqui, em média, vai soltar pelo menos R$90,00 por semana(x 4 = 360,00 por
> mês), e a pessoa não vai lavar roupa, nem passar. Só limpar(em 90% dos casos
> isso foi o que me falaram). Se lavar e passar, cobra mais caro.

Como referência, eu moro em um apartamento pequeno de 2 quartos (<60
m2), 2 pessoas.
Pago diarista uma vez por semana. No dia que ela vem ela limpa a casa,
lava e passa. Se sua casa for maior e/ou for mais gente, pra limpar,
lavar e passar serão necessários 2 dias.
Aqui em BH pago R$70, por aí, como você disse é por volta de R$90. Mas
isso é pra dia inteiro, não é meio dia.

Esse mercado de profissionais é como qualquer outro: é dificil de
achar os bons profissionais. Mas todo mundo cobra mais ou menos o
mesmo preço, então o único jeito é com indicações mesmo.

> Finalmente, imagine que essa pessoa trabalhe de segunda a
> sábado(extremamente comum), e ganhe em todos os lugares a mesma coisa,
> trabalhando no máximo 4 horas/dia ou seja, 360 x 6 = 2160,00.
>
> Agora vai olhar o salário de programador Jr no mercado e me fala se isso é
> ganhar pouco, oras!

Eu prefiro ganhar isso pra ser programador do que pra ser diarista,
logo, pra mim, o justo seria que a diarista ganhasse *mais* que um
programador, uma vez que é um trabalho mais chato.

> Outra coisa, serviços 'pequenos' como eletricista, zelador, encanador,
> pintor, pedreiro estão cada vez mais caros, porque estão cada vez mais
> raros. E isso não é só em São Paulo.
>
> Acostumem-se com isso! Eu mesmo tô pensando em fazer curso de eletricista.
> Dá para tirar mais ou menos o que eu ganho hoje em dia. E nem preciso gastar
> milhares de reais com pós-graduação e ficar esquentando a cabeça com gente
> FDP tentando me fazer de bobo na hora da contratação.

Isso está acontecendo porque criou-se o conceito de que o cara que é
eletricista, encanador, etc, é pior que alguém que faz faculdade. O
que é falso - um encanador ou eletricista é muito mais importante pra
sociedade do que a maioria dos graduandos de diversos cursos
superiores por aí (seja pela relativa inutilidade *profissional* de um
curso, i.e., filosofia, seja pela baixa qualidade da educação superior
oferecida por algumas universidades, seja pela sobre-oferta de
profissionais em uma determinada área, i.e., nutrição aqui em BH).

Isso não é algo ruim - isso é algo bom e necessário. Isso é o início
da eliminação do gap social.

-Nilson