[Rio-pm] drive em Perl

Stanislaw Pusep creaktive em gmail.com
Quinta Fevereiro 23 12:19:08 PST 2012

Mantovani, que deselegante!
Aureliano, imagino que o excesso de abstração na computação moderna tenha
lhe despertado o interesse de como The Matrix realmente é :)
No fundo, o que importa é que qualquer "computador" é capaz de reproduzir
qualquer outro "computador" via "software" (conceito da Máquna de Turing).
Contraditoriamente, por mais que nos afastemos do "hardware", mais perto
estamos dele.
Observe:
1) http://repl.it/ - roda Scheme, Lua, Python e Ruby via JavaScript;
2) http://bellard.org/jslinux/ - roda Linux, com direito a compilador C
nativo, via JavaScript;
3) http://www.visual6502.org/JSSim/index.html - emula um processador de 8
bits, também em JavaScript!
Ou seja, para ser um rakerzão parrudo, não é obrigatório "botar a mão na
massa" (um devaneio: já troquei ideia com um cipherpunk que não fazia ideia
de como escrever um Makefile)!
Um artefato bem interessante que eu posso recomendar é o IBNIZ, uma VM
especializada em efeitos audiovisuais paramétricos, aonde você entra o
"bytecode" diretamente pelo teclado:
http://pelulamu.net/ibniz/
E a mesma VM em JavaScript:
http://ibniz.asiekierka.pl/ibniz.html