[Rio-pm] Perl é genuinamente uma linguagem de script ou híbrida?

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj em gmail.com
Sexta Fevereiro 17 07:50:38 PST 2012

Ola

2012/2/17 Cleysinho <cleysinhonv em gmail.com>

> Sim é verdade, o link que acabaram de me sugerir fala muito bem, percebo
> que em Bioinformática há uma confusão generalizada a respeito da Perl
> (minha opnião), alguns pesquisadores não liberam seu fonte por que em Perl
> é possível ver o código fonte (absurdo). E que para eles seriam melhor
> escrever programas em C para não ter que compartilhar o fonte. Mas ninguém
> publica isso em seus artigos.

Até eles conhecerem um programador que conheça asm e faça dessassembly na
unha. Se proteger o codigo é importante, eles devem usar alguns
obfuscadores e "packers" que encriptam a parada toda.

> Esse é um conhecimento da linguagem que gostaria de fundamenta-lo bem para
> ver se há a possibilidade de implantar uma nova "visão", embora confesso
> que a Perl é a menina dos olhos na Bioinformática.
>
> Sobre definição da linguagem tenho convicção que é uma linguagem
> interpretada, mas o contexto híbrido a torna bem mais elegante.

Então, se vc analisar os primeiros interpretadores de Basic, existiam
tecnicas de converter as palavras chave em instruções de maquina
diretamente através de umas tabelas bem malucas (ao inves de analisador
recursivo descendente). Ai vc percebia que nos primeiros basic's o uso de
funções definidas pelo usuario era bem limitado e o acesso a codigo de
maquina (PEEK, POKE) era bem natural (lembra das sessões DATA). A tecnica
que Perl usa é excelente pois a gramatica da linguagem permite muitas
construções diferentes (tanto que fazer syntax highlight da linguagem as
vezes é dificil) e interpretar apenas acabaria sendo lento, mas gerar
opcodes deixa a coisa significativamente mais rapido e deixa outros
gargalos aparecerem (como algoritmos gulosos).

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br