[Rio-pm] ES de fim de ano!

breno breno em rio.pm.org
Quinta Dezembro 8 21:06:20 PST 2011

Como assim não houve ES?! Não houve na Barra! O Encontro de Natal da
Rio-PM no mercadinho foi *ÉPICO*!!!

Já que pediram um resumão, vou tentar. Peço desculpas se esqueci de
alguma coisa - foi difícil acompanhar (e lembrar de tudo), dos prós e
contras do JavaScript aos dilemas sócio-gastronômicos da Coréia do Sul
(!) - a galera que foi sinta-se à vontade pra complementar!

tl;dr - Quem não foi, perdeu :)

* O mercadinho estava com um som ótimo, especialmente pra quem curtia
blues. Rolaram covers de Eric Clapton à Beatles, foi bem legal!

* Nuba, coitado, veio descalço de novo. Chegamos a pensar em montar
uma vaquinha pra ele comprar um tênis, mas periga dele gastar tudo com
cerveja. Aliás, ele nunca bebeu tanto, acho que estorou sua cota anual
oO

* Foi um encontro regado a cerveja e petiscos. Só eu tomei *duas
garrafas* de antártica. Pra quem bebe de verdade pode parecer pouco,
mas quem me conhece sabe que foram duas garrafas a mais do que eu
costumo beber :D

* Pra não me acusarem de falar só o positivo, tiveram duas grandes
reclamações na noite: choveu (tivemos que correr pra botar as mesas
debaixo do toldo, foi tenso e acabamos meio apertados no espaço) e a
batata tava muito gordurosa. *MAS* tinha amendoim grátis pra galera :)

* Na minha ponta falamos sobre 1984, literatura e narrativas, a
Biblioteca Nacional, discutimos o futuro dos ebooks (dispositivos,
formatos, drm e modelo de negócios) e, claro, a influência da Letônia
nas marcas e patentes do Brasil. Não perguntem.

* Lá na outra ponta estava rolando uma discussão mais empreendedora.
Falaram sobre aplicativos mobile (PhoneGap x apps nativas), o aparente
paradoxo de mercado que transforma competição em parceria, modelos
empresariais emergentes, Service as a Service (sic) e tecnologia de
geladeiras.

* Daí eu fui ao banheiro e quando voltei tava todo mundo falando sobre
René Magritte e o Time de Biquini Sueco. É, eu sei. Tudo a ver. Acho
que foi por causa da geladeira oO

* Ah, rolou também um "censo" de módulos mais usados nas empresas e
restrições dos clientes. Foi interessante ver o que o povo anda usando
por aí!

* Como não podia faltar, falamos sobre OpenData e pincelamos alguns
projetos bacanas que poderiam ser feitos pela Rio PM. O tema foi
"integrando tecnologias para integrar pessoas" e rendeu muitas idéias
legais!

* Mais pro final da noite comentamos sobre a cultura de plataformas da
Amazon, os pecados Google+ (Lorn teria ficado orgulhoso) e a máfia dos
browsers no core do JavaScript (estamos de olho, Leo!!).

* Ainda na categoria "Épico" (ou "WTF", dependendo do seu estado de
espírito e/ou teor etílico) falamos sobre: filosofia Zen durante o
surfe; gírias capixabas e a ilusão do sotaque; a nova distro "Bode"
Linux (definitivamente, NÃO pergunte); videogames; como escolher nomes
sem babar; ovos, galinhas, apt-get e pkg_add; como o Tucows evoluiu
para a Windows Store; exploração infantil voluntária; matemática de
botequim; numerologia em pacotes do debian/ubuntu; e hábitos dos
taxistas.

Ah, e Natal!! Em algum momento falamos de Natal, mas sinceramente não
me lembro o quê :P

Quem não foi, perdeu :)

Mas não se desesperem: o Eduardo já tá organizando um novo na semana
que vem! \o/