[Rio-pm] Planejamento Rio-PM 2011

Marco Lima braun.lima em gmail.com
Terça Dezembro 7 09:47:23 PST 2010

Salve!

Bom acredito que por conta do fim do ano a discução sobre esse assunto
parou, mas estive pensando sobre algumas coisas que foram faladas aqui, e
algumas delas eu concordo e outras não.

Gostaria de colocar minha visão desses dez anos de comunidade, e que li am
alguns comentários que só agora a comunidade esta entrando no eixo e que só
agora se consegue fazer as coisas direito etc. Bom, vamos falar um pouco de
passado, eu estive fora do Brasil do final de 2005 ao final de 2008, por
isso não poderia fazer uma análise desse período, somente de antes de 2006 e
depois de 2009, então vamos lá.

Acredito que antes de 2006 a comunidade era bem menor que hoje em dia, eram
poucos os membros que realmente participavam, talvez entre 30 a 50, e as
poderia dizer que tudo era bastante difícil, não só para comunidade Perl
como também para comunidade Software Livre, porque sempre acreditei que as
duas convivem bem juntas, decidimos trabalhar juntos em diversos eventos, o
que não nos impedia de organizar nosso evento dentro do macroevento de forma
independente, como sempre foi, só que aproveitavamos a estrutura já alocada
para o macro no nosso, e teve vezes que até ajudamos os eventos como foi o
caso da Semana de Software Livre da UniRio que a comunidade Perl ofereceu
patrocínio em pró do evento macro.

Bom, durante esse período anterior a 2006, poderia dizer 2007, já que mesmo
longe continuei alguns trabalhos para comunidade como o relacionamento com a
ABRASOL e a articulação da Moção Honrosa da Câmara dos Vereadores do Rio de
Janeiro, além de alguns eventos que ocorreram, YAPC::Brasi::2006 - FISL e
YAPC::SA:2006 CONISLI, que podemos considerar o maior evento da comunidade
Perl do Brasil até os dia de hoje, quem esteve lá pode confirmar, que
praticamente tornamos o CONISLI um evento Perl naquele ano.

Mas antes de 2006 houveram diversas outras iniciativas que foram organizadas
por mim e pelo Flávio, e com algumas ajudas de sempre, que não podiam se
comprometer mas sempre estavam lá. Todos esses eventos pelo menos os
palestrantes sempre tiveram algum tipo de patrocício, seja através de
passagem, hospedagem, alimentação ou apenas uma delas, o evento contou com
cartazes, adesivos, Muitos livros doados pela O'Reilly e Apress, camisas que
apenas uma vez teve problema por falta de contribuição dos membros e até
licenças do Komodo da Activestate. Não acredito que tudo isso tenha
acontecido de qualquer forma e que não havia organização no passado e que só
agora existe uma formúla secreta de como as coisas devem ser feitas.

Separei alguns eventos que organizamos, onde cheguei a palestrar em
auditórios com mais de 100 pessoas, sem incluir as palestras e minicursos
que ocorriam praticamente todo o mês, que eu, flávio, er, soli e nelson
estavamos lá sempre que fosse necessário, alguns chegaram a viajar para
outras cidades e estados para poder atender os pedidos, isso mesmo, naquela
época nós recebiamos pedidos de universidades, instituições educacionais e
eventos para mandarmos algum palestrante. Acredito porque estavamos bem
presentes na época, participando de vários eventos, participando de reuniões
nas outras comunidades e até mesmo no governo, fazendo palestras em diversas
universidades, o que nos deixava mais em evidências do que percebo hoje em
dia.

1- I Encontro do Brasil Perl Mongers - FISL 3 2002 ** Com Stand no Evento

2- II Encontro do Brasil Perl Mongers - FISL 4 2003 ** Com Sala Reservada na
PUC

3- I Encontro Brasileiro de Desenvolvedores Perl - UniRio 2003

4- Workshop Rio.pm ABRASOL 2003

5- YAPC::Brasil::2004 - FISL 5 ** Com Sala Reservada na PUC

6- Workshop Rio.pm Praia Grande 2004

7- II Encontro Brasileiro de Desenvolvedores Perl - UniRio 2004

8- YAPC::SA::2005 - FISL 6 ** Com auditório reservado no primeiro dia

9- Workshop Rio.pm UERJ 2005

10- YAPC::Brasil::2005 - CONISLI 3  ** Com Stand no Evento e Autitório
reservado

11- III Encontro Brasileiro de Desenvolvedores Perl - UniRio 2005 **
Ofereceu coquetel no evento.

12- YAPC::Brasil::2006 - FISL 7

13- YAPC::SA::2006 - CONISLI 4  ** Com Stand no Evento.

Sei que para alguns ter tirado os nossos eventos de dentro de outros maiores
é um sinal de evolução, como já escutei falar "Agora temos nosso evento"
enfim, eu não compartilho da mesma visão, pois sempre tivemos o espaço que
precisavamos e a liberdade de organizar esse espaço da nossa forma, ou seja,
já tinhamos nosso evento ou melhor nossos eventos, com organização nossa,
como patrocínio nosso, com palestrantes nossos, e ainda ganhavamos de troco
a infra e o público do evento macro.

O engraçado é que agora quem trazer outros para o "nosso evento", ou seja,
já que não temos público, trazemos o Python, o Ruby, o PHP e quem sabe o
Java e o .Net ai podemos criar um Macro evento do Perl com micro eventos dos
outros, e precisaremos de mais infra, mais público e mais patrocínios. Então
porque não continuar com o modelo que estava dando certo, fazer YAPCs dentro
do FISL e CONISLI, fazer Encontros dentro dos eventos de SoftwareLivre
regionais e fazer os WorkShops independentes como já eram feitos, e não
estou falando de grupos PM que esses já tem seus eventos ESs e ETs.

Bom, estava precisando colocar isso aqui para talvez esclarecer meu ponto de
vista sobre o que aconteci e o que esta acontecendo com a comunidade, antigo
"desorganizado" contra o novo organizado.

Abraços;

Marco Lima
braun.lima em gmail.com
im:mago em jabber-br.org <im%3Amago em jabber-br.org>

Register Linux User #355235
Slackware Linux, for the subgenius

"Aquele que pensa que é demasiado grande para fazer trabalhos pequenos é
talvez demasiado pequeno para realizar grandes trabalhos."

"Ter acesso ao conhecimento é um dever de todos; transmitir conhecimento é
um dever de quem tem."

"Na visão do hacker, o sentido da vida está em dedicar-se a uma paixão. Esta
paixão é, na realidade, uma atividade significativa, inspiradora e prazerosa
para o indivíduo, seja ela rotulada como "trabalho" ou como "diversão."

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, e nem tão pequeno que não
possa ensinar"