[Rio-pm] 2011: Eventos, lideranca, planejamento, nave espacial, etc

breno breno em rio.pm.org
Quarta Novembro 24 08:23:00 PST 2010

Nossa, eu viajo por alguns dias e vcs entopem a minha caixa postal =P

Desculpem nao responder em cada thread, o pouco tempo que gasto aqui
em Toquio na frente do computador eh dedicado ao trabalho, vou tentar
ser breve e expor minha opiniao *pessoal* quanto a alguns temas
levantados recentemente aqui na lista, a quem interessa possa.

Concordo com o Nuba: alcancamos coisas bacanas e tangiveis nos ultimos
anos e o grupo evoluiu bastante, especialmente em relacao a
organizacao de eventos. Com um **MINIMO** de planejamento conseguimos
muita coisa bacana, sem isso voltamos ao amadorismo e atraimos apenas
entusiastas, e nao profissionais. Temos que crescer em quantidade *e*
em qualidade, uma sem a outra adianta muito pouco.

Concordo com o Mago: precisamos fazer mais, e palestras de
evangelizacao em universidades sao um otimo caminho. Agora, discordo
da ideia de "fazer de improviso", nao apenas pelo q o Nuba disse a
respeito de alguns terem anos de experiencia e conseguirem se virar
enquanto outros nem tanto, mas especialmente pq nao estamos
particularmente em uma situacao de conforto - houve muita evolucao
visivel nos ultimos anos da exposicao de outras linguagens
interpretadas como Ruby, Python e mesmo Erlang e Go, e acredito que
levantar pontos a respeito das principais qualidades e caracteristicas
unicas que fazem que alguem prefira e/ou escolha Perl Moderno como
linguagem (pessoal ou para um projeto especifico) para apresentar eh
fundamental. Que tal sentarmos uma tarde para organizar um "circuito
Perl universitario", em que montamos uma apresentacao em formato
especifico que apele a esse tipo de publico, e entao fechamos uma
serie de universidades, datas e responsaveis? Notem que usei
"apresentacao" pq nao precisa ser necessariamente palestra, ou soh
palestra. Se acharem interessante podemos ateh estender a ideia para o
ensino medio ou mesmo para empresas.

Concordo com o Oscar e com o Samir: estamos comendo uma mosca absurda
em relacao aos eventos paralelos, principalmente o Dojo. Jah me
comprometi a ir no que o Oscar marcar em dezembro, e acho que seria
muito legal se todos os que realmente se importam com a divulgacao da
comunidade carioca de Perl dessem um pulo por la tb, nem que seja soh
pra assistir.

Concordo com o Blabos: o YAPC de 2009 foi muito legal, mas precisou
ser feito em apenas 2 meses e muitos de nos acabamos com prejuizo
financeiro (sem falar no tempo gasto) para bancar um evento de
qualidade. Em 2010 o evento nao soh foi bancado inteiramente gracas a
patrocinios como o da Estante Virtual (teve ateh almoco bancado pelo
evento), como jah saiu com nova sinalizacao de patrocinio para o ano
que vem. Pra fazer um evento desses, com as proporcoes almejadas mas
sem planejamento, nos moldes anteriores, eh melhor nem fazer e ficar
apenas com encontros de desenvolvedores dentro de eventos maiores de
SL. Mas com um trabalho serio e responsavel, e contando com a
participacao da comunidade, tenho certeza que seremos capazes de fazer
ainda mais aqui no Rio em 2011. Em paralelo, tivemos um trabalho
tambem impecavel da comunidade de SP com o workshop esse ano, tambem
feito com seriedade e planejamento, que trouxe ateh um palestrante de
fora e lotou o auditorio do IG. Ano que vem promete - mas tem q ser
encarado com seriedade por quem quer fazer e tem *tempo*, nao dah pra
se comprometer e pular fora na ultima hora.

Concordo com o Thiago Rondon: esse tipo de discussao a respeito de
novas iniciativas e posicao do grupo em relacao a outras iniciativas e
expectativas eh mesmo muito interessante!

Concordo com o Joao: muitos comentarios aparentemente divergentes na
lista nos ultimos dias estao na verdade concordando com a mesma coisa.
Agora eh hora de agir, soh que agir com responsabilidade. Atacar
outras frentes e participar de eventos de SL eh muito importante e
seria muito interessante termos um mapa de eventos de SL de 2011 para
apresentarmos para a comunidade Perl, para que ela possa por sua vez
apresentar-se com a forca que tem.

Quanto a definir um novo lider, nao sei quem foi que falou (acho q
Blabos e/ou Nuba) que a lideranca deve aparecer naturalmente, ainda
mais em um grupo Perl Mongers. Sim, ha a tradicao dos 2 anos, mas nada
estah escrito em pedra e talvez todos esses focos de atividade
levantadas nos ultimos dias possam ser usados para que, logo apos (ou
durante, ateh), fique claro quem realmente tem uma proporcao adequada
de disponibilidade/vontade/compromisso com o grupo nesse momento e
pode assumir a posicao para ajudar o bem comum que eh a comunidade.
Por enquanto, acho que todos sabem, o lider da Rio-PM eh o Fernando,
que sempre se dispos a participar e colaborar mas que infelizmente
estah sem condicoes de se dedicar ao grupo. O lider nao ganha
dinheiro, nem fama, nem mulheres (ou homens, ou palmeiras). Eh alguem
para bater martelos em eventuais impasses, tomar a frente da
organizacao e estimular o grupo como um todo. Mas quando o grupo estah
cheio de vontade como o nosso, o lider eh soh mais um e se mistura
dentro de tantas iniciativas, cada uma com seu lider ou lideres
proprios, e todas funcionando em sincronia. Sujiro, portanto, e
novamente, deixar essa questao para depois do que realmente importa,
que (para mim) eh o aumento da presenca do Perl no Rio de Janeiro com
as atividades jah levantadas pelo proprio grupo.

Quanto a um evento ser na serra carioca ou na "gema" do Rio, pq nao
nos 2? Eu topo a data sugerida pelo Joao (18 ne? 12 pra mim fica muito
em cima) pra subir pra Teresopolis, a gente de quebra comemora a
fundacao do grupo de la com um wokrshop (com site, com divulgacao, com
publico - pq pra fazer algo la com as mesmas pessoas daqui, prefiro
fazer soh aqui :-) e os 10 anos da Rio PM com um churrasco ou apenas
uma social pos-evento, e logo no inicio do ano (pq depois fica muito
perto de natal/confraternizacao universal/etc) jah podemos fazer
encontros tecnicos e workshops aqui na capital mesmo. Com vontade,
organizacao e responsabilidade, vamos crescer cada vez mais!

E se vc leu ateh aqui esperando eu falar sobre naves espaciais, desculpe :-)