[Rio-pm] Planejamento Rio-PM 2011 (was: Rio.pm - 10 anos)

Nuba Princigalli nuba em fastmail.fm
Quarta Novembro 17 12:09:01 PST 2010

Olá Mago,

Eu acredito que você me entendeu mal. Eu não estou propondo "não
realizar eventos para criar o público".

Minha proposta é: fazer o planejamento estratégico e tático da
Rio-PM para 2011. O YAPC::Brasil entra nessa história apenas como
uma das frentes de trabalho em 2011 na Rio-PM. Evangelização é
outra frente. Encontros técnicos, outra. Encontros Sociais.
Presença no Dojo. Minicursos standalone ou em universidades.
Presença nos eventos de outras linguagens ou tecnologias. E por
aí vai. Temos que abrir essas coisas, discutir as prioridades, e
montar um projeto para garantir a efetividade das nossas ações,
maximizar seu impacto, e nos alinhar num objetivo maior,
coletivo. Temos condições de planejar com antecedência, e estamos
até recebendo oferta espontânea de patrocínio para fazermos as
coisas direito!

No seu caso em particular, Mago, é complicado falar em "palestras
de improviso", porque mesmo que a oportunidade de falar seja de
improviso, você já tem anos de preparação. É igual o atleta que
treina diariamente falar que ganhou uma corrida "de improviso".
Se alguém te pedir uma palestra de apresentação da linguagem
agora de tarde, para hoje à noite, você consegue entregar, não é?
Ou estou falando besteira? Mas como comunidade, conseguimos
entregar um evento para o público externo, com qualidade, de
improviso, sem ninguém se sacrificar no processo? Eu acredito que
não.

Sobre o evento em Itajubá: eu lembro que você propôs realizar
algo numa cidade que ficava no meio do caminho entre Rio, SP e
Belo Horizonte, como encontro técnico preparatório ao
YAPC::Brasil 2010. Minha expectativa era que você puxasse esse
bonde, até porque não temos muita dificuldade em encontrar local
para os eventos, a dificuldade mesmo é mobilizar as pessoas e
atrair o público.

Sobre as apresentação com 6 pessoas no YAPC::Brasil 2010 em
Fortaleza: eu não fui, mas ouvi dos poucos que foram que o evento
foi excelente, em vários aspectos melhor que a edição anterior,
exceto pelo "elefante na sala" da falta de público e de membros
da comunidade. Mesmo assim, como eu ouvi isso de pessoas que
acompanharam de perto a edição anterior, acredito na avaliação
delas.

Espero que tenha ficado mais clara a minha posição e a minha
proposta. BTW Eu não falo pelo "vocês" ao qual você se refere,
falo só por mim. E também não estou traçando nenhuma linha na
areia e separando os membros, nem estou trabalhando em cima de
"vocês". Somos "nós", a premissa é que estamos todos juntos nesse
barco.

Grande abraço,

Nuba

On Wed, 17 Nov 2010 15:18 -0200, "Marco Lima"