[Rio-pm] Boas vindas

André Garcia andre em estantevirtual.com.br
Segunda Novembro 8 08:44:25 PST 2010

Fala Pessoal!

Obrigado!

Bom, deixa eu me apresentar então.
Como João, Breno e outros companheiros da Yapc Fortaleza já sabem, eu programo em perl desde 2004, quando tive a idéia da Estante (www.estantevirtual.com.br).
Na época, eu era apenas marketeiro. Vinha de quase 9 anos de experiência nas áreas de marketing de setores diversos; por último, nas áreas de inteligência de mercado das Teles.

Em 2003 eu decidi chutar o balde, cansado de um monte de coisas (ambiente corporativo, falta de criação genuína nas grandes organizações, horário de trabalho, filosofia de vida etc).
O que me levou à Perl, na época, foi a "3a semana de software livre", que vocês fizeram em 2004 na UniRio. Eu estava por lá fazendo um curso de francês (já por conta do meu plano B, que na época era virar professor de filosofia/sociologia/psicologia social, algo que me permitisse "criticar a Matrix", e transcender aquela vida inútil que eu me sentia levando, apenas trabalhando pro market share da empresa a, b ou c.

Pois bem, quando vocês fizeram o evento, eu estava já às voltas com a idéia da Estante, e me perguntava como eu poderia colocá-la em prática.
Como era ponto indiscutível pra mim que ter um "investidor" seria apenas mudar um pouco a natureza da minha subordinação às grandes organizações, eu decidi colocar a mão na massa, e aprender do zero.
Bom, eu tinha lá uma noção de html; tinha feito umas páginas para uns negócios que toquei antes das grandes empresas, no início da faculdade. Mas nada de programação.
Foi então que vieram vocês, o Eric Hermann (Programação CGI com Perl em 1 semana), os tijolos todos da O'Reilly e, 1 ano e 1 mês depois, a Estante.

De lá pra cá, minha interação com a comunidade era basicamente através o perlmonks, ou seja, nada local. Dois meses atrás, achando por acaso a divulgação do Yapc 2010, decidi que era hora de me envolver mais localmente.Como expliquei pra galera de Fortaleza, acho que não fiz isso antes porque sendo autodidata, marketeiro, achava que eu poderia ser visto como intruso. Mas foi com muita satisfação vi, na companhia dos caros João, Breno, Daniel, Eden, Gabriel, entre outros, que estava de bobeira, e, ao contrário do que pensei, não era eu o único da comunidade a não ter vindo com o selo das universidades. O próprio Larry, me falaram, era um linguista. No evento também estava presente o Cícero, administrador e empresário de Santa Catarina que também teve mesma origem que eu. Ou seja, começou no marketing, e usa a Perl como uma ferramenta de negócios.

Aliás, acredito muito no potencial desse uso. E não apenas tendo a Perl como uma ferramenta a serviço de diretores de marketing que não se importam com a tecnologia, mas com a própria comunidade capitaneando a revolução, montando negócios, "hackeando o mercado", como aliás é o propósito-mestre da Estante.

Bom, é isso pessoal, só pra me apresentar pra lista e agradecer a recepção calorosa de vocês.

Grande abraço!

André
PS: Quinta vou lá prestigiar o ES. Agora que decidi me materializar, podem contar comigo. ;-)