[Rio-pm] Tipagem em Perl

breno breno em rio.pm.org
Quarta Agosto 18 13:07:15 PDT 2010

2010/8/18 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>:

> Se isso acontece é muito mais provável que exista falha no projeto, não
> 'bagunça' na linguagem...

Andre, participei dessa conversa no último ES e acho q não foi isso
que o Samir quis dizer. Em Perl, qdo vc olha pro código, sabe
exatamente onde estão as variáveis justamente por causa da tal
"sujeira".

Uma linguagem sem "sigils" pode parecer mais limpa de relance - ou
ferir menos os olhos - quando contém apenas os caracteres que estamos
acostumados a ler: a-zA-Z0-9[-.,:;]. Por outro lado, quando nos
acostumamos com eles, fica muito facil distinguir variáveis de
funções, etc, enquanto que em outras linguagens isso pode não ser tão
imediato. Pelo menos é um pouco do que sinto quando programo em
linguagens sem "sigils".

De volta a pergunta do Pac, gosto de pensar que o tipo primitivo em
Perl é sempre o escalar ($), e só ele. O @array é uma coleção de
escalares ordenados sequencialmente, e um %hash é uma coleção de
escalares indexados por chaves. Por isso que, pra mim, acessar um
valor dentro de um array ou hash usando $ faz tanto sentido, pois
estamos acessando o $escalar dentro da coleção. Isso mudou no Perl 6,
então talvez seja só eu :-)

Adoraria botar uma banca de p5p aqui e explicar pq os sigils auxiliam
e otimizam a compilação/interpretação do código, mas foge à minha
alçada. De repente vc tira um pouco mais de
http://en.wikipedia.org/wiki/Sigil_(computer_programming)